O papel das bibliotecas durante a pandemia da Covid-19: em busca da emancipação humana
DOI:
https://doi.org/10.28998/cirev.%25y863-73Palabras clave:
Bibliotecas, Fake News, Inteligência Artificial, Educação profissional e tecnológica, Instituto Federal Goiano.Resumen
As bibliotecas possuem papel fundamental perante a sociedade. Dentre suas funções, está a colaboração para a formação de cidadãos conscientes e críticos, em face das informações que têm acesso. Com o intuito de atender essa função, o Sistema Integrado de Bibliotecas do Instituto Federal Goiano promoveu um evento em comemoração à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, totalmente em ambiente virtual, devido à pandemia da Covid-19. Dentre as diversas ações promovidas, realizou-se uma mesa redonda na plataforma Youtube, com o objetivo de discutir o tema fake news e inteligência artificial, no contexto pandêmico, e suas implicações na sociedade. A pesquisa apresenta o conceito de Bibliotecas dos Institutos Federais, sob o prisma da educação profissional e tecnológica, e evidencia o evento supracitado, com foco na formação de estudantes emancipados. Elaborou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva-exploratória, baseada em revisão de literatura, para a fundamentação teórica sobre bibliotecas, fake news e inteligência artificial, e também sobre emancipação humana. Concluiu-se que eventos de promoção à emancipação dos estudantes são muito relevantes para a formação de cidadãos conscientes, críticos e reflexivos, que podem agir com autonomia e ser protagonistas na sociedade a qual pertencem.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Ciência da Informação em Revista se reserva o direito de realizar, nos originais, verificação da (in)existência de plágio, utilizando, para tanto, o auxílio de software ou outro meio de detecção de plágio em suas diferentes manifestações.
O periodido reserva ainda o direito de realizar, nos originais, alterações de caráter normativo e gramatical, visando à manutenção de padrão, respectivamente, na estrutura e na norma culta da língua adotada.
As provas finais, em nenhum momento, serão enviadas aos autores, sendo diretamente publicadas.
Os originais, em nenhuma circunstância, serão devolvidos aos autores.
A opinião emitida pelos autores é de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.