Gestão por processos em organizações públicas: mapeamento dos processos administrativos do Departamento de Registro e Controle Acadêmico da UFAL
DOI:
https://doi.org/10.28998/cirev.%25y6120-139Palabras clave:
Gestão por Processos. Gestão por Processo na Administração Pública. Manual de Processo e Rotinas. Ufal.Resumen
A gestão por processos é sinônimo de agilidade, flexibilidade e capacidade de resposta. A ferramenta básica e primordial para a execução da gestão por processos é o mapeamento. Nesse contexto, o principal objetivo deste trabalho foi elaborar o mapeamento dos processos do Departamento de Registro e Controle Acadêmico da Universidade Federal de Alagoas (DRCA/UFAL). Por meio de abordagem qualitativa, o estudo de caso utilizou-se de diversas fontes de evidências, como: documentação, entrevistas estruturadas e observação direta e participante. Foram identificados e mapeados 44 (quarenta e quatro) processos. Diante da validação realizada, três processos foram analisados, desenvolvendo-se uma proposta de melhoria comum aos três processos e o redesenho deles. Por fim, elaborou-se um manual de processos e rotinas para o DRCA/UFAL. Apesar de considerar que não é uma medida única, nem definitiva, acredita-se que, com a divulgação e a utilização do mapeamento dos processos através do manual, será dado um grande passo para o DRCA melhorar o desempenho de suas atividades, viabilizando a satisfação de seus usuários.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Ciência da Informação em Revista se reserva o direito de realizar, nos originais, verificação da (in)existência de plágio, utilizando, para tanto, o auxílio de software ou outro meio de detecção de plágio em suas diferentes manifestações.
O periodido reserva ainda o direito de realizar, nos originais, alterações de caráter normativo e gramatical, visando à manutenção de padrão, respectivamente, na estrutura e na norma culta da língua adotada.
As provas finais, em nenhum momento, serão enviadas aos autores, sendo diretamente publicadas.
Os originais, em nenhuma circunstância, serão devolvidos aos autores.
A opinião emitida pelos autores é de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.