Desinformação sobre o Covid-19 no WhatsApp: a pandemia enquadrada como debate político
DOI :
https://doi.org/10.28998/cirev.%25y874-94Mots-clés :
Análise de conteúdo, Covid-19, Desinformação, Discurso político, WhatsApp.Résumé
Neste artigo, discutimos como é enquadrada a desinformação sobre o Covid-19 no WhatsApp no Brasil. Nossos objetivos são: (1) analisar a influência do discurso político nestes processos e (2) identificar as características da desinformação sobre o Covid-19 nesta ferramenta. Para isso, utilizamos a análise de conteúdo em um conjunto de 802 mensagens coletadas por meio do Monitor do WhatsApp em março e abril de 2020. Os nossos principais resultados mostram que: (1) a pandemia foi enquadrada como debate político e a desinformação foi utilizada para fortalecer uma narrativa pró-Bolsonaro em momento de crise do governo; e (2) há grande prevalência de teorias da conspiração nas mensagens analisadas e a opinião aparece como a principal estratégia discursiva, resultado que pode estar relacionado com as características da plataforma.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Ciência da Informação em Revista se reserva o direito de realizar, nos originais, verificação da (in)existência de plágio, utilizando, para tanto, o auxílio de software ou outro meio de detecção de plágio em suas diferentes manifestações.
O periodido reserva ainda o direito de realizar, nos originais, alterações de caráter normativo e gramatical, visando à manutenção de padrão, respectivamente, na estrutura e na norma culta da língua adotada.
As provas finais, em nenhum momento, serão enviadas aos autores, sendo diretamente publicadas.
Os originais, em nenhuma circunstância, serão devolvidos aos autores.
A opinião emitida pelos autores é de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.