Memória coletiva institucional e patrimônio cultural da ciência
estudo de caso no Museu Virtual do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro
DOI :
https://doi.org/10.28998/cirev.%25y101-22Résumé
O tema do relato de pesquisa no contexto do campo do conhecimento da Museologia envolve a memória coletiva institucional interpretada como bem cultural e construída pela trajetória de docentes, expressando seu pensamento acadêmico. O objeto de estudo é o Programa de Pós-Graduação em Física do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em razão do seu museu virtual, criado para divulgar informação especializada sobre pesquisa, ensino e demais realizações acadêmicas da Física no Brasil e a sua presença no cenário internacional. Tem como objetivo identificar e analisar em perspectiva acadêmica a trajetória dos Professores Eméritos e Professores Ex-alunos do programa no seu quadro de vivências memorialístico-patrimonial, visando, ao caracterizar os valores atribuídos ao perfil Excelência Acadêmica representando o campo da Física, agregá-los ao acervo e à infocomunicação do Museu Virtual da Instituição. A metodologia se caracteriza na tipologia de pesquisa exploratória de teor qualiquantitativo e teve por fontes as documentais e primárias. Os resultados relacionam conteúdos especializados da Museologia, Memória Institucional, Patrimônio Intelectual e o campo da Física. Conclui-se que o programa é um curso que recebeu por vários anos valores máximos de avaliação acadêmica das agências de fomento e verifica ser um espaço com padrão de excelência em ensino e pesquisa, tomando forma representativa de um elemento adequado para o processo de musealização num contexto referencial de memória, de patrimônios e em ambiente da Internet.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional. 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
A Ciência da Informação em Revista se reserva o direito de realizar, nos originais, verificação da (in)existência de plágio, utilizando, para tanto, o auxílio de software ou outro meio de detecção de plágio em suas diferentes manifestações.
O periodido reserva ainda o direito de realizar, nos originais, alterações de caráter normativo e gramatical, visando à manutenção de padrão, respectivamente, na estrutura e na norma culta da língua adotada.
As provas finais, em nenhum momento, serão enviadas aos autores, sendo diretamente publicadas.
Os originais, em nenhuma circunstância, serão devolvidos aos autores.
A opinião emitida pelos autores é de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.