A importância do Tratado de Marraqueche para o acesso à informação de pessoas com deficiência visual
DOI :
https://doi.org/10.28998/cirev.2025v12e17424Mots-clés :
acessibilidade, inclusão, deficiência visual, Tratado de MarraquecheRésumé
O presente artigo oferece considerações a respeito da importância do Tratado de Marraqueche para o acesso à informação de pessoas com deficiência visual nas bibliotecas. Para isso, discorre a respeito das questões de inclusão social e acessibilidade em bibliotecas e descreve as condições de criação e implementação do Tratado no cenário nacional. Ademais, reflete o papel do bibliotecário na democratização da informação e do conhecimento, destacando a sua contribuição para a superação das desigualdades sociais no interior das bibliotecas. O artigo trata-se de uma pesquisa de natureza teórica, exploratória e bibliográfica. A pesquisa conclui que é necessário um maior engajamento social e político por parte da sociedade e dos bibliotecários, sobretudo no que diz respeito ao aprofundamento dos estudos e o desenvolvimento de novas políticas públicas que possam fortalecer a integração das pessoas com deficiência visual nas bibliotecas. Espera que o artigo abra espaço para novas pesquisas que se aprofundem no tema da acessibilidade e da inclusão social nas bibliotecas.
Téléchargements
Références
acessibilidade. BiblioCanto, Natal, v. 1, n. 1, p. 68-86, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/8332/6289. Acesso em: 31 jan. 2025.
SALCEDO, D. A.; SILVA, J. R. P. E. A disseminação da informação: o papel do bibliotecário-mediador. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 22, n. 1, p. 23-30, jan./mar. 2017. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1274/pdf. Acesso em: 31 jan. 2025.
TANUS, G. F. S. C. Biblioteconomia social: uma virada social. Ciência da Informação Express, Lavras, v. 4, p. 1-6, jun. 2023. Disponível em: https://cienciadainformacaoexpress.ufla.br/index.php/revista/article/view/101/95. Acesso em: 31 jan. 2025.
WARSCHAUER, M. Tecnologia e inclusão social: a exclusão digital em debate. São Paulo: Senac São Paulo, 2006.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional. 2025
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
A Ciência da Informação em Revista se reserva o direito de realizar, nos originais, verificação da (in)existência de plágio, utilizando, para tanto, o auxílio de software ou outro meio de detecção de plágio em suas diferentes manifestações.
O periodido reserva ainda o direito de realizar, nos originais, alterações de caráter normativo e gramatical, visando à manutenção de padrão, respectivamente, na estrutura e na norma culta da língua adotada.
As provas finais, em nenhum momento, serão enviadas aos autores, sendo diretamente publicadas.
Os originais, em nenhuma circunstância, serão devolvidos aos autores.
A opinião emitida pelos autores é de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.