A importância do Tratado de Marraqueche para o acesso à informação de pessoas com deficiência visual

Autori

  • Marcílio Bezerra Cruz Universidade Federal de Pernambuco
  • Jhoicykelly Roberta Pessoa Silva Cruz Universidade Federal de Pernambuco
  • Vitória Aline dos Santos Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.2025v12e17424

Parole chiave:

acessibilidade, inclusão, deficiência visual, Tratado de Marraqueche

Abstract

O presente artigo oferece considerações a respeito da importância do Tratado de Marraqueche para o acesso à informação de pessoas com deficiência visual nas bibliotecas. Para isso, discorre a respeito das questões de inclusão social e acessibilidade em bibliotecas e descreve as condições de criação e implementação do Tratado no cenário nacional. Ademais, reflete o papel do bibliotecário na democratização da informação e do conhecimento, destacando a sua contribuição para a superação das desigualdades sociais no interior das bibliotecas. O artigo trata-se de uma pesquisa de natureza teórica, exploratória e bibliográfica. A pesquisa conclui que é necessário um maior engajamento social e político por parte da sociedade e dos bibliotecários, sobretudo no que diz respeito ao aprofundamento dos estudos e o desenvolvimento de novas políticas públicas que possam fortalecer a integração das pessoas com deficiência visual nas bibliotecas. Espera que o artigo abra espaço para novas pesquisas que se aprofundem no tema da acessibilidade e da inclusão social nas bibliotecas.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Marcílio Bezerra Cruz, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará, Doutorando em Ciência da Informação, Mestre e Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor Substituto no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco.

Jhoicykelly Roberta Pessoa Silva Cruz, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda e Mestra em Ciência da Informação, e Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco.

Vitória Aline dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco.

Riferimenti bibliografici

acessibilidade. BiblioCanto, Natal, v. 1, n. 1, p. 68-86, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/8332/6289. Acesso em: 31 jan. 2025.

SALCEDO, D. A.; SILVA, J. R. P. E. A disseminação da informação: o papel do bibliotecário-mediador. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 22, n. 1, p. 23-30, jan./mar. 2017. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1274/pdf. Acesso em: 31 jan. 2025.

TANUS, G. F. S. C. Biblioteconomia social: uma virada social. Ciência da Informação Express, Lavras, v. 4, p. 1-6, jun. 2023. Disponível em: https://cienciadainformacaoexpress.ufla.br/index.php/revista/article/view/101/95. Acesso em: 31 jan. 2025.

WARSCHAUER, M. Tecnologia e inclusão social: a exclusão digital em debate. São Paulo: Senac São Paulo, 2006.

Pubblicato

2025-02-01

Come citare

Cruz, M. B., Cruz, J. R. P. S., & Santos, V. A. dos. (2025). A importância do Tratado de Marraqueche para o acesso à informação de pessoas com deficiência visual. Ciência Da Informação Em Revista, 12, e17424. https://doi.org/10.28998/cirev.2025v12e17424

Fascicolo

Sezione

Relatos de Pesquisa | Research Reports

Articoli simili

1 2 3 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.