Gestão da Informação e Qualidade: investimentos teóricos para a Ciência da Informação
DOI :
https://doi.org/10.28998/cirev.%25y23-16Mots-clés :
Qualidade da Informação. Gestão da Informação. Ciência da Informação.Résumé
Apresenta a relação da gestão da informação com o conceito de qualidade estabelecido pela Administração e que pode ser aplicável em serviços de informação, com a pretensão de explicitar conceituações dialógicas possíveis objetivando contribuir para o desenvolvimento teórico da Ciência da Informação. Dessa maneira, procurou-se, considerando por base uma análise teórica, discutir sobre o significado do termo informação apresentando diversas concepções de autores ligados à Ciência da Informação. Apresentam-se também, compreensões teóricas sobre gestão da informação ampliando a discussão em torno de sua aplicabilidade nas organizações, tendo como produto final informações de qualidade. Por fim procurou-se construir um diálogo da qualidade com a Ciência da Informação. E de forma conclusiva esse estudo percebeu a existência de uma imperiosa necessidade da Ciência da Informação em utilizar a qualidade como uma estratégia de base para resolução de seus problemas e dilemas informacionais. Indagações ainda pairam no ar. Como é possível desenvolver gestão da informação com qualidade? É possível qualificar a informação de maneira unívoca? Em que momento da gestão da informação, deve ser adotado a qualidade? Esses questionamentos provocam discussões posteriores que servirão de base teórica para futura estabilização de um conceito de “qualidade da informação” na Ciência da Informação.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional. 2019
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
A Ciência da Informação em Revista se reserva o direito de realizar, nos originais, verificação da (in)existência de plágio, utilizando, para tanto, o auxílio de software ou outro meio de detecção de plágio em suas diferentes manifestações.
O periodido reserva ainda o direito de realizar, nos originais, alterações de caráter normativo e gramatical, visando à manutenção de padrão, respectivamente, na estrutura e na norma culta da língua adotada.
As provas finais, em nenhum momento, serão enviadas aos autores, sendo diretamente publicadas.
Os originais, em nenhuma circunstância, serão devolvidos aos autores.
A opinião emitida pelos autores é de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.