REMAT: análise do perfil de seus usuários por meio da ferramenta Google Analytics e difusão do conhecimento científico entre professores e estudantes de matemática
DOI :
https://doi.org/10.28998/cirev.%25y648-61Mots-clés :
Perfil do Usuário. Google Analytics. Artigos Científicos. Fomento ao Conhecimento Científico.Résumé
A REMAT: Revista Eletrônica da Matemática (e-ISSN 2447-2689) vem constituindo-se enquanto periódico científico desde 2015, tendo como missão compartilhar práticas educativas e resultados de pesquisas que se relacionem com a Matemática. Na busca pelo aperfeiçoamento, evoluções ocorreram em seus processos e fluxos, e questões como a acessibilidade digital foram tratadas, bem como investiu-se na divulgação do periódico por meio de correio eletrônico, site institucional e redes sociais. Visando fomentar a busca pelo conhecimento científico e caracterizar o público leitor da REMAT, a revista aderiu ao Google Analytics, um software online de análise de acessos que é disponibilizado gratuitamente pela Google. A diversidade e a natureza dos dados já coletados, embora muito recentes ainda, mostram potencial não só para o mapeamento do perfil dos leitores, mas também de suas necessidades e preferências, bem como fazer um acompanhamento das mudanças desse perfil com a evolução da revista. A coleta e análise dessas informações permitirá entregar ao público-alvo cada vez mais qualidade de conteúdo e facilidade de acesso. Além disso, uma pesquisa por formulário eletrônico foi realizada e buscou verificar se professores de Matemática, de diferentes níveis de ensino, e acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática utilizam artigos científicos para enriquecer o planejamento de suas aulas. Como principal resultado obteve-se que 50% dos entrevistados já aplicaram conhecimentos obtidos a partir da leitura de artigos científicos no planejamento de aulas de Matemática.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Ciência da Informação em Revista se reserva o direito de realizar, nos originais, verificação da (in)existência de plágio, utilizando, para tanto, o auxílio de software ou outro meio de detecção de plágio em suas diferentes manifestações.
O periodido reserva ainda o direito de realizar, nos originais, alterações de caráter normativo e gramatical, visando à manutenção de padrão, respectivamente, na estrutura e na norma culta da língua adotada.
As provas finais, em nenhum momento, serão enviadas aos autores, sendo diretamente publicadas.
Os originais, em nenhuma circunstância, serão devolvidos aos autores.
A opinião emitida pelos autores é de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.