Práticas informacionais de adolescentes e a confiança nas urnas eletrônicas
DOI:
https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e15915Parole chiave:
práticas informacionais, desinformação, redes sociais, urnas eletrônicas, adolescentesAbstract
Esse artigo traz alguns dos resultados da pesquisa de mestrado que apresenta o contexto atual de pós-verdade, desinformação e circulação de fake news sobre as urnas eletrônicas. Está ancorado sob a perspectiva social da Ciência da Informação e no modelo teórico de estudos em práticas informacionais. Tem como objetivo investigar a partir das práticas informacionais dos adolescentes nas redes sociais, quais os critérios usados para a construção ou reafirmação do seu posicionamento em relação a credibilidade e aceitação das urnas eletrônicas utilizadas no processo eleitoral. Os dados que compõem a pesquisa foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com 15 adolescentes estudantes do Ensino Médio, com idades entre 17 e 18 anos que já possuíam o título de eleitor. Constatou-se que os adolescentes utilizam as redes sociais para estudar, se informar e se divertir. De modo geral, os participantes demonstraram preocupação com os efeitos negativos da circulação de fake news no ambiente digital. Todos os entrevistados afirmaram confiar na segurança e eficiência das urnas eletrônicas, essa credibilidade foi construída a partir da confiança nas autoridades responsáveis pela organização e divulgação do processo eleitoral.
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