Práticas informacionais de adolescentes e a confiança nas urnas eletrônicas

Autores

  • Simone de Souza Santos Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0001-6563-0618
  • Carlos Alberto Ávila Araújo Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e15915

Palavras-chave:

práticas informacionais, desinformação, redes sociais, urnas eletrônicas, adolescentes

Resumo

Esse artigo traz alguns dos resultados da pesquisa de mestrado que apresenta o contexto atual de pós-verdade, desinformação e circulação de fake news sobre as urnas eletrônicas. Está ancorado sob a perspectiva social da Ciência da Informação e no modelo teórico de estudos em práticas informacionais. Tem como objetivo investigar a partir das práticas informacionais dos adolescentes nas redes sociais, quais os critérios usados para a construção ou reafirmação do seu posicionamento em relação a credibilidade e aceitação das urnas eletrônicas utilizadas no processo eleitoral. Os dados que compõem a pesquisa foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com 15 adolescentes estudantes do Ensino Médio, com idades entre 17 e 18 anos que já possuíam o título de eleitor. Constatou-se que os adolescentes utilizam as redes sociais para estudar, se informar e se divertir. De modo geral, os participantes demonstraram preocupação com os efeitos negativos da circulação de fake news no ambiente digital. Todos os entrevistados afirmaram confiar na segurança e eficiência das urnas eletrônicas, essa credibilidade foi construída a partir da confiança nas autoridades responsáveis pela organização e divulgação do processo eleitoral.

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Biografia do Autor

Simone de Souza Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Carlos Alberto Ávila Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor titular da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

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Publicado

12/25/2024

Como Citar

Santos, S. de S., & Araújo, C. A. Ávila. (2024). Práticas informacionais de adolescentes e a confiança nas urnas eletrônicas. Ciência Da Informação Em Revista, 11, e15915. https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e15915

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