Publicações webjornalísticas na divulgação da Biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.28998/cirev.%25y828-42Palavras-chave:
Marketing em biblioteca. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Santa Catarina. Publicações institucionais. Webjornalismo.Resumo
Com o objetivo de analisar as publicações institucionais on-line que apresentaram conteúdos relacionados à Biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Santa Catarina (IFSC) – Campus Lages entre os anos de 2012 e 2018, realizou-se uma pesquisa descritiva quantitativa, coletando-se os dados contidos no Portal institucional e no site local do IFSC – Campus Lages. No entanto, não se excluiu em sua totalidade as demais publicações institucionais. Foram analisadas a quantidade, variação periódica, reprodução, proporcionalidade, assuntos mais abordados e publicados e migração de publicações entre os canais. Dos resultados, destaca-se que, aproximadamente 60% das publicações sobre o Campus Lages, publicadas no Portal do IFSC, em 2012, divulgavam ações e atividades relacionadas à Biblioteca. Também se constatou que, os assuntos que mais despertaram o interesse do jornalismo institucional foram os eventos, concursos culturais e exposições artísticas. No total, encontrou-se nos websites 72 publicações entre 2012 e 2018. No entanto, considerando as publicações de interesse geral e as reproduzidas, a proporção de postagens sobre ações e atividades desenvolvidas pela Biblioteca, durante os sete anos, foi de aproximadamente 7% de publicações no site do Campus e 20% no Portal da instituição. Desta forma, pode-se inferir que, o setor da Biblioteca do IFSC – Campus Lages contribuiu de maneira significativa para o número de publicações institucionais até o ano de 2018. Esse resultado está relacionado com diversos fatores, entre eles, a realização e promoção de iniciativas que resultam em conteúdo com potencial de interesse jornalístico e de divulgação.
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