Mediação de leitura através dos Instagrans literários
DOI:
https://doi.org/10.28998/cirev.%25y8121-134Palavras-chave:
Instagram literário, mediação de leitura, mídias sociais.Resumo
Nas mídias sociais, as pessoas buscam encontrar quem compartilha dos mesmos interesses. Hoje em dia, com os avanços das Tecnologias da Informação e Comunicação, é possível encontrar na web variadas mídias sociais voltadas para os leitores. Os Instagrans literários são perfis criados na plataforma do Instagram com o intuito de divulgar livros, aproximar pessoas com gostos de leitura similares e criar uma comunidade literária. Dessa forma, o objetivo geral dessa pesquisa foi verificar a contribuição dos perfis literários no Instagram como mediadores de leitura. Entre os objetivos específicos estão: caracterizar as formas de mediação de leitura e de atuação do bibliotecário como mediador de leitura; compreender o uso das mídias sociais no incentivo à leitura; contextualizar o espaço do bookstagram e analisar esses perfis e suas interações com seus seguidores. Quanto à metodologia, essa é uma pesquisa descritiva com abordagem de natureza qualitativa e quantitativa. Como instrumento para coleta de dados foram aplicados questionários eletrônicos com o objetivo de analisar a interação dos perfis literários com seus seguidores, além das percepções pessoais desses moderadores em relação à forma como eles mediam a leitura. Conclui-se que os Instagrans literários contribuem ativamente na mediação da leitura digital através das ferramentas utilizadas para a criação de conteúdo e que os leitores atuam como os próprios mediadores da leitura.
Palavras-chave: Instagram literário. Mediação da leitura. Mídias sociais. Bookstagram.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Ciência da Informação em Revista se reserva o direito de realizar, nos originais, verificação da (in)existência de plágio, utilizando, para tanto, o auxílio de software ou outro meio de detecção de plágio em suas diferentes manifestações.
O periodido reserva ainda o direito de realizar, nos originais, alterações de caráter normativo e gramatical, visando à manutenção de padrão, respectivamente, na estrutura e na norma culta da língua adotada.
As provas finais, em nenhum momento, serão enviadas aos autores, sendo diretamente publicadas.
Os originais, em nenhuma circunstância, serão devolvidos aos autores.
A opinião emitida pelos autores é de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.