Comportamento político e uso de mídias sociais

um estudo com universitários em gestão da informação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.%25y91-18

Palabras clave:

Comportamento político, Gestão da Informação, Mídias Sociais.

Resumen

As mídias de comunicação e o avanço tecnológico apontam para uma sociedade altamente avançada em termos de conectividade, assim, este trabalho tem como objetivo identificar a percepção de universitários em gestão da informação sobre as formas de expressão do comportamento político e a utilização dos mecanismos informacionais da sociedade da midiatização. Para tanto, desenvolve o marco teórico apoiado nos entendimentos de comportamento político e mídias sociais. Metodologicamente, a pesquisa possui abordagem quantitativa, utilizando questionário para coleta de dados. Na análise e interpretação dos dados foram utilizados métodos estatísticos diversos. Com amostra de 141 sujeitos, a população era composta por 236 discentes matriculados em 2020 no curso de Gestão da Informação da UFPE. Os resultados possibilitam inferir a identificação do elevado grau de atividade e atitude política, o nível de engajamento em movimentos sociais, o entendimento sobre a forma de manifestações políticas e a propensão a mudar de opinião em função de lógica e evidências.  Já em relação ao uso das mídias, infere-se as principais fontes de notícias, o grau de checagem da veracidade das informações recebidas e transmitidas, o tipo e a frequência de compartilhamento de informações, bem como as preferências por fontes de informações quanto às filiações ideológicas.

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Biografía del autor/a

Silvio Luiz de Paula, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor (2018), mestre (2010) e graduado (2006) em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. Professor do Departamento de Ciência da Informação-DCI/UFPE. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação-PROFINIT/UFPE. Autor de livros, tem experiência na área de administração, com ênfase em Gestão de pessoas, Gestão da informação e Inteligência informacional.

Henrique Dornelas de Paula Machado, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em Gestão da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco.

Márcia Ivo Braz, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (2020), Mestra em Ciência da Informação (2013) e Bacharela em Biblioteconomia (2010) pela Universidade Federal de Pernambuco. Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa "Organização e Representação do Conhecimento" e "Laboratório de Organização e Gestão da Informação e do Conhecimento (LOGIC)". Professora Adjunta do Departamento de Ciência da Informação da UFPE.

Verônica de Fátima Pereira Lemos, Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco. Jornalista do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife.

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Publicado

2023-04-03

Cómo citar

Paula, S. L. de, Machado, H. D. de P., Braz, M. I., & Lemos, V. de F. P. (2023). Comportamento político e uso de mídias sociais : um estudo com universitários em gestão da informação. Ciência Da Informação Em Revista, 9(1/3), 1–18. https://doi.org/10.28998/cirev.%y91-18

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