Analisando a Opinião de Uso da Folksonomia pelos Funcionários da Biblioteca Central da UFPB

Andréa Moreira dos Santos, Márcio Bezerra da Silva

Resumo


Mensura o desejo de uso da folksonomia pelos funcionários que usam o Ortodocs, sistema de automação de biblioteca (SAB) adotado pela Biblioteca Central (BC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Discute biblioteca, representação da informação e Web 2.0, com enfoque na folksonomia. Adota, como percurso metodológico, as técnicas de pesquisa exploratória e bibliográfica, com a abordagem de coleta de dados quanti-qualitativa junto a 20 pesquisados da BC/UFPB. Encontra, como resultados da pesquisa, que a maioria dos pesquisados usa a Internet mais de 12 vezes na semana, sabe o significado do termo folksonomia, aprova o uso da folksonomia no SAB e acredita que a biblioteca pode ser considerada atualizada ao adotar a folksonomia, indo ao encontro dos preceitos da Web 2.0. Concluiu-se que o uso da folksonomia é desejado pela maioria dos funcionários pesquisados, pois os usuários poderiam colaborar uns com os outros, como também com os bibliotecários, apresentando sugestões de termos a serem inseridos na taxonomia padrão do sistema enquanto uma coexistência entre taxonomia e folksonomia. Almeja novos estudos, inclusive a realização de investigações sobre o Ortodocs após a atualização e/ou aquisição de novo sistema na BC/UFPB, pois o hibridismo de sistemas talvez seja o meio termo desse debate, ao qual um modelo potencializará e influenciará o outro com vistas à colaboração social. 


Palavras-chave


Sistema de automação de biblioteca; Representação da informação. Folksonomia; Hibridismo; Web 2.0; Universidade Federal da Paraíba

Texto completo:

PDF




Direitos autorais 2019 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.


Ciência da Informação em Revista | E-ISSN 2358-0763 | Citações no Google Acadêmico

        

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes

Universidade Federal de Alagoas, Campus A. C. Simões
Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro dos Martins, Maceió, Alagoas, Brasil
CEP: 57072-900 | Telefone: +55 82 3214 1342 | e-mail: cirev@ichca.ufal.br

 

Este periódico é afiliado à Associação Brasileira de Editores Científicos.


 Os originais publicados na Ciência da Informação em Revista estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.