Informação e Conhecimento no Campo Científico da Ciência da Informação
DOI:
https://doi.org/10.28998/cirev.%25y120-27Palavras-chave:
Conhecimento, Informação, reflexões conceituaisResumo
A Ciência da Informação apresenta-se interdisciplinar, permitindo a interação com outras áreas do saber. Este artigo propõe uma reflexão acerca da relação significativa das conceituações no campo da Ciência da Informação, em específico sobre informação, conhecimento, memória entre outros conceitos. A pesquisa foi estruturada a partir de reflexões sobre o tema, com base em uma pesquisa bibliográfica. Neste ensaio foram selecionadas algumas conceituações, que nos levam a refletir sobre a questão histórico-epistemológica da informação relacionada ao conhecimento e também à memória, sendo esta a premissa maior do estudo. Faz parte destas discussões as inter-relações conceituais, em que é possível relacioná-las a partir do que nos apresentam autores que contribuíram não apenas com a formulação de conceitos, mas para todo um construto de significados. Por fim, consideramos que estas definições encontradas têm uma perspectiva bastante filosófica, o que não nos impede de vislumbrar uma relação com a Ciência da Informação e todos os aspectos cognitivos que ela também detém enquanto ciência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Ciência da Informação em Revista se reserva o direito de realizar, nos originais, verificação da (in)existência de plágio, utilizando, para tanto, o auxílio de software ou outro meio de detecção de plágio em suas diferentes manifestações.
O periodido reserva ainda o direito de realizar, nos originais, alterações de caráter normativo e gramatical, visando à manutenção de padrão, respectivamente, na estrutura e na norma culta da língua adotada.
As provas finais, em nenhum momento, serão enviadas aos autores, sendo diretamente publicadas.
Os originais, em nenhuma circunstância, serão devolvidos aos autores.
A opinião emitida pelos autores é de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.