Gestão da Qualidade em Bibliotecas Públicas
DOI:
https://doi.org/10.28998/cirev.%25y217-28Palavras-chave:
Gestão da Qualidade em Biblioteca. Biblioteca Pública. Usabilidade. Serviços de Informação. Estudo de Usuários da InformaçãoResumo
Investiga as estratégias de Gestão da Qualidade utilizadas pelas unidades de informação e sua aplicabilidade em instituições de natureza pública, a partir do método de pesquisa bibliográfica. Inicialmente realiza uma caracterização da biblioteca pública,apresentando um breve histórico,bem como seus produtos e serviços.Expõe a importância da biblioteca pública na sociedade da informação, salientando seu papel fundamental para o público carente que não se enquadra seja na área de ensino, na área editorial e nem na área de pesquisa.Traça um panorama do comportamento dos usuários em bibliotecas e lista as características e barreiras da usabilidade.Apresenta os conceitos e fundamentos da Gestão da qualidade,assumindo que o conceito de qualidade reflete o objetivo comum de atingir a satisfação do cliente.Também expõe a trajetória da gestão da qualidade em unidades de informação no Brasil. Por fim, apresenta uma proposta de Gestão da Qualidade nas bibliotecas públicas brasileiras.
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