A Usabilidade do Formulário de Catalogação do Sistema de Automação de Biblioteca: Biblivre
DOI:
https://doi.org/10.28998/cirev.%25y336-46Palavras-chave:
Catalogação. Biblivre. Automação de Bibliotecas. Recuperação da Informação.Resumo
Este artigo apresenta vivências profissionais na utilização do formulário de catalogação do programa Biblivre, um software livre de automação de bibliotecas. Com o objetivo de identificar vantagens e desvantagens estruturais deste formulário e avaliar a usabilidade para atender com eficiência o bibliotecário, a instituição e o usuário. Para tanto, será analisado o módulo de catalogação do programa Biblivre na versão 3.0.23. A finalidade é diagnosticar se o software é eficiente, e se a ferramenta é completa e fácil utilização para o profissional bibliotecário e para o consulente na busca pela informação. Neste contexto, mostrar como o software livre pode auxiliar no desenvolvimento informacional da Instituição e aprimorar as atividades em Centros de Informação. E assim, destacar a importância da catalogação, um instrumento imprescindível para a organização de acervos, sendo esta, uma ferramenta primordial para disseminação e recuperação da informação. O processo de armazenamento deve ser eficiente, para isso, o bibliotecário necessita de conhecer o programa e realizar com eficácia a catalogação e indexação para que o usuário possa ter precisão na busca e assim, obter a informação que necessita. Para esta pesquisa foram utilizados métodos de observação e revisão de literatura especializada na área do processo de recuperação da informação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Ciência da Informação em Revista se reserva o direito de realizar, nos originais, verificação da (in)existência de plágio, utilizando, para tanto, o auxílio de software ou outro meio de detecção de plágio em suas diferentes manifestações.
O periodido reserva ainda o direito de realizar, nos originais, alterações de caráter normativo e gramatical, visando à manutenção de padrão, respectivamente, na estrutura e na norma culta da língua adotada.
As provas finais, em nenhum momento, serão enviadas aos autores, sendo diretamente publicadas.
Os originais, em nenhuma circunstância, serão devolvidos aos autores.
A opinião emitida pelos autores é de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.