Análise das Ideias de A. I. Mikhailov sobre o Impacto e a Utilização das Novas Tecnologias na Ciência da Informação (1977-1986)

Roberto Lopes dos Santos Junior

Resumo


análise das ideias do pesquisador soviético Alexander Ivanovich Mikhailov (1905-1988) sobre as novas tecnologias e seu papel e impacto na sociedade contemporânea e na Ciência da Informação. A pesquisa baseou-se em levantamento bibliográfico e revisão de literatura em periódicos russos, norte americanos e europeus, centralizados na produção bibliográfica de Mikhailov no período entre 1977 e 1986. Inicialmente, o artigo fez breve análise histórica sobre o desenvolvimento da Ciência da Informação e da Ciência da computação na antiga União Soviética. Posteriormente, o trabalho discorreu sobre a abordagem de Mikhailov sobre as novas tecnologias, apresentando aspectos teóricos sobre a relação da Ciência da Informação com essas tecnologias, e dos projetos e iniciativas de automação e mecanização da informação científica na antiga União Soviética. A pesquisa identificou que a abordagem de Mikhailov a essas temáticas mostrou-se coerente e apresentou consistência, mesmo que, em algumas partes, tenha-se percebido um inevitável envelhecimento.

Palavras-chave


A. I. Mikhailov; novas tecnologias; Informatika / Ciência da Informação

Texto completo:

PDF




Direitos autorais 2019 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.


Ciência da Informação em Revista | E-ISSN 2358-0763 | Citações no Google Acadêmico

        

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes

Universidade Federal de Alagoas, Campus A. C. Simões
Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro dos Martins, Maceió, Alagoas, Brasil
CEP: 57072-900 | Telefone: +55 82 3214 1342 | e-mail: cirev@ichca.ufal.br

 

Este periódico é afiliado à Associação Brasileira de Editores Científicos.


 Os originais publicados na Ciência da Informação em Revista estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.