As discussões sobre a Base Nacional Comum Curricular de História: entre polêmicas e exclusões (2015-2016)

Authors

  • Geraldo Magella de Menezes Neto Atualmente é Doutorando em História Social da Amazônia pela UFPA. Professor do curso de Licenciatura em História da Faculdade Integrada Brasil Amazônia (FIBRA). Professor do ensino fundamental da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) de Belém-PA, distrito Mosqueiro.

DOI:

https://doi.org/10.28998/rchvl8n15.2017.0003

Abstract

Em setembro de 2015, o Ministério da Educação divulgou a primeira versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que tem por objetivo deixar claro os conteúdos mínimos a serem ensinados em todo o país na educação básica. A disciplina de História foi a que mais gerou polêmicas, sendo alvo de muitas discussões nos meios acadêmicos, na imprensa e na sociedade em geral, devido a variados fatores, como a falta de conteúdos e a acusação de uma suposta tentativa de doutrinação pelo governo. Nesse sentido, o presente
artigo objetiva analisar as repercussões da divulgação da versão preliminar na BNCC, problematizando os interesses em jogo e a exclusão do debate dos principais responsáveis em colocar em prática o novo currículo, os professores da educação básica.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Geraldo Magella de Menezes Neto, Atualmente é Doutorando em História Social da Amazônia pela UFPA. Professor do curso de Licenciatura em História da Faculdade Integrada Brasil Amazônia (FIBRA). Professor do ensino fundamental da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) de Belém-PA, distrito Mosqueiro.

Possui Graduação em História (Bacharelado/Licenciatura) pela Universidade Federal do Pará (2009) e Mestrado em História Social da Amazônia pela UFPA (2012). Atualmente é Doutorando em História Social da Amazônia pela UFPA. Professor do curso de Licenciatura em História da Faculdade Integrada Brasil Amazônia (FIBRA). Professor do ensino fundamental da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) de Belém-PA, distrito Mosqueiro. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Amazônia, atuando principalmente com os seguintes temas: literatura de cordel, história do livro e da leitura, história ambiental, ensino de história.

Published

2017-08-09

How to Cite

Menezes Neto, G. M. de. (2017). As discussões sobre a Base Nacional Comum Curricular de História: entre polêmicas e exclusões (2015-2016). Revista Crítica Histórica, 8(15), 31–61. https://doi.org/10.28998/rchvl8n15.2017.0003