Tempo e Temporalidade

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28998/rchvl8n15.2017.0005

Abstract

Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre o ensino e aprendizagem da história escolar e tem como finalidade investigar o entendimento dos estudantes do ensino médio sobre as noções de tempo e de temporalidades principalmente em relação ao tempo histórico e os usos do passado. A proposta neste trabalho consiste em elaborar estratégias para ir além da cronologia e datação no que diz respeito às questões do tempo no ensino de história. Não se trata aqui de refutar ou desconsiderar a cronologia, a linearidade e a importância das datas no ensino de história, mas sim de buscar ir além dessas formas já estabelecidas. O desejo é ampliar as possibilidades de modelos explicativos para as questões de tempo no ensino de história.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Adriano da Silva, UFRJ

Professor de História do Estado do Rio de janeiro. Especialização em História Contemporânea(2012) e Mestrado em Ensino de História(2016). 

Published

2017-08-09

How to Cite

Silva, A. da. (2017). Tempo e Temporalidade. Revista Crítica Histórica, 8(15), 84–107. https://doi.org/10.28998/rchvl8n15.2017.0005