Tempo e Temporalidade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/rchvl8n15.2017.0005

Resumen

Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre o ensino e aprendizagem da história escolar e tem como finalidade investigar o entendimento dos estudantes do ensino médio sobre as noções de tempo e de temporalidades principalmente em relação ao tempo histórico e os usos do passado. A proposta neste trabalho consiste em elaborar estratégias para ir além da cronologia e datação no que diz respeito às questões do tempo no ensino de história. Não se trata aqui de refutar ou desconsiderar a cronologia, a linearidade e a importância das datas no ensino de história, mas sim de buscar ir além dessas formas já estabelecidas. O desejo é ampliar as possibilidades de modelos explicativos para as questões de tempo no ensino de história.

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Biografía del autor/a

Adriano da Silva, UFRJ

Professor de História do Estado do Rio de janeiro. Especialização em História Contemporânea(2012) e Mestrado em Ensino de História(2016). 

Publicado

2017-08-09

Cómo citar

Silva, A. da. (2017). Tempo e Temporalidade. Revista Crítica Histórica, 8(15), 84–107. https://doi.org/10.28998/rchvl8n15.2017.0005