IMPACTOS NAS DIMENSÕES EM SAÚDE DE PARTICIPANTES DE VOLEIBOL EM UM PROGRAMA DE ESPORTE UNIVERSITÁRIO

Autores

  • Raphael Henrique da Silva Araújo UFAL
  • Aritana Peixoto Ferreira da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Vinicius Ferreira Jannotti Universidade Federal de Alagoas
  • Fábio Henrique Germano Tenorio da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Hiago William Galdino Lima Universidade Federal de Alagoas
  • Bianca Avila de Lima Sena Ferreira Universidade Federal de Alagoas
  • Antonio Filipe Pereira Caetano Universidade Federal Alagoas https://orcid.org/0000-0003-0704-5386

Palavras-chave:

Saúde, Atividade física, Qualidade de vida , Extensão Universitária, Voleibol

Resumo

A manutenção do estilo de vida saudável é um dos principais desafios da população universitária que pode ser auxiliado por programa de extensão de esporte universitário. O objetivo deste estudo é verificar as alterações nas dimensões em saúde (física, social, mental e espiritual) em praticantes da modalidade voleibol em um programa de extensão universitária. Tratou-se de um estudo quantitativo, de corte transversal e modelo de intervenção. Foram aplicados os questionários para avaliar o nível de atividade física (IPAQ), qualidade de vida (WHOQOL), ansiedade (BAI) e satisfação com saúde espiritual (SWBQ), bem como medidas antropométricas e testes de aptidão física. Para verificar a diferença das variáveis foi utilizado o Test T-Pareado.Participaram 27 sujeitos, 59% homens, 33% das ciências biológicas, 88,9% sem doenças e praticantes de atividade física (59,25%). Após seis meses de intervenção detectou-se mudanças significativas nas variáveis de flexão de braço (p=0,021), dobra suprailíaca (p=0,045), na dimensão lazer de AF (p=0,012), no volume geral de AF (p=0,013), no domínio psicológico da qualidade de vida (p=0,019) e nos domínios pessoal (0,050) e comunitário (p=0,019) da satisfação com saúde espiritual. Conclui-se que a prática em esporte de extensão universitário pode contribuir para melhoria de dimensões da saúde dos participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raphael Henrique da Silva Araújo, UFAL

Raphael Henrique da Silva Araújo - graduado em Educação Física (Licenciatura), graduando em Educação Física (Licenciatura), monitor/bolsista do Programa Esporte na UFAL (2022-2023), Universidade Federal de Alagoas

Aritana Peixoto Ferreira da Silva, Universidade Federal de Alagoas


Aritana Peixoto Ferreira da Silva - graduando em Educação Física (Bacharelado), monitora/voluntária do Programa Esporte na UFAL (2022-2023), Universidade Federal de Alagoas.

Vinicius Ferreira Jannotti, Universidade Federal de Alagoas


Vinícius Ferreira Jannotti - graduando em Educação Física (Bacharelado), monitor/bolsista do Programa Esporte na UFAL (2022-2023), Universidade Federal de Alagoas

Fábio Henrique Germano Tenorio da Silva, Universidade Federal de Alagoas


Fábio Henrique Germano Tenorio da Silva - graduando em Educação Física (Bacharelado), monitor/bolsista do Programa Esporte na UFAL (2022-2023), Universidade Federal de Alagoas

Hiago William Galdino Lima, Universidade Federal de Alagoas

Hiago William Galdino Lima - graduando em Educação Física (Licenciatura), monitor/voluntário do Programa Esporte na UFAL (2022-2023), Universidade Federal de Alagoas.

Bianca Avila de Lima Sena Ferreira, Universidade Federal de Alagoas

Bianca Ávila de Lima Sena Ferreira - graduanda em Educação Física (Licenciatura), monitora/voluntária do Programa Esporte na UFAL (2022-2023), Universidade Federal de Alagoas.

Antonio Filipe Pereira Caetano, Universidade Federal Alagoas

Graduado em Educação Física e História, Mestre em História e Doutor em História. Professor do Curso de Educação Física - Licenciatura e Bacharelado, do Instituto de Educação Física e Esporte (IEFE), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Membro do LAEL - Laboratório de Estudos Aplicados em Educação Física, Esporte e Lazer

Referências

ARRUDA M, HESPANHOL J.E. Fisiologia do Voleibol. São Paulo: Phorte, 2008.

Beck AT, Epstein N, Brown GK, Steer RA. An inventory for measuring clinical anxiety: psychometric properties. J Consult Clin Psychol. 1988;56(6):893-7.

BRASIL. Ministério da Saúde. Guia de Atividade Física para a População Brasileira. Brasília: Ministério da Saúde, 2021.

CAMPOS L.A.S. Voleibol “da” Escola. São Paulo: Fontoura, 2015.

DOWNIE, R. S.; FYFE, C; TANNAHILL, A. Health promotion: models and values. 1990.

DUARTE, J. S. As contribuições da extensão universitária para o processo de aprendizagem, a prática da cidadania e exercício profissional. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-graduação em Stricto Sensu em Educação. Universidade Católica de Brasília. Brasília. 2014.

FLECK M.P.A. O Instrumento de Avaliação de Qualidade de Vida da Organização Mundial da Saúde (WHOQOL-100): Características e Perspectivas. Cien. Saúde Coletiva. 2000; 5(1).

GOUVEIA M.J., MARQUES M., RIBEIRO J.L.P. Versão portuguesa do Questionário de Bem-Estar Espiritual (SWBQ): Análise confirmatória da sua estrutura factorial. Psicologia, Saúde e Doença. 2009; 10(2): pp. 285-293.

KLUTHCOVSKY A.C., KLUTHCOVSKY FA. O WHOQOL-Bref, um Instrumento para Avaliar a Qualidade de Vida: Uma Revisão Sistemática. Rev. Psiquiatr. 2009; 31(3).

LINS A. F. S. A participação dos alunos no Projeto de Extensão: Judô na Universidade. Trabalho de Conclusão de Curso. Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas. Alagoas. 2021.

MACHADO S.E.C., LATTARI, E. Exercício Físico e Saúde Mental: Prevenção e Tratamento. Rio de Janeiro: Rubio, 2018.

MATSUDO, S. et al. Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ): Estudo de validade e reprodutibilidade no Brasil. Atividade Física e Saúde, 18 p. nº 2, vol. 6. São Paulo, 2001.

MONTEIRO, N. A.. Projeto de extensão 50 +: o exercício físico como vetor de promoção de saúde e qualidade de vida. VII Congresso Nacional de Educação. Universidade Estadual da Paraíba. Paraíba. 2021.

MORROW JR J., JACKSON AW, DISCH JG, MOOD P. Medida e Avaliação do Desempenho Humano. Porto Alegre: Artmed, 2014.

NAHAS M. V. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. 2001.

NOGUEIRA E.G., MATOS N.C., MACHADO J.N., ARAÚJO L.B., SILVA A.M.T.C., ALMEIDA R.J. Avaliação dos níveis de ansiedade e seus fatores associados em estudantes internos de Medicina. Rev. Bras. Educ. Med. 2021, 45(01).

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO. Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória. Disponível em: https://proex.ufes.br/o-que-e-extensao- universitaria#:~:text=A%20Extens%C3%A3o%20Universit%C3%A1ria%20%C3%A9%2C%20portanto,pessoa%20e%20sustentabilidade%20ambiental%20e. Acesso em: 17/03/2023.

SANTIAGO R.O., et al. "Banco de Wells e Dillon e sua funcionalidade na obtenção de medidas do componente físico flexibilidade." FIEP Bull 82 (2012).

SANTOS A.P.R., SOUZA J.N.V.A., SILVA B.R.V.S., COSTA EC, OLIVEIRA M.C., AQUINO J.M., SANTOS M.A.M., BARROS M.V.G., SILVA L.M.P., CORREIA JUNIOR M.A. V. Impacto da Covid-19 na saúde mental, qualidade de vida e nível de atividade física em universitários. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde. 2022; 27:1-10.

SCLIAR M. História do conceito de saúde. Physis: Revista de Saúde Coletiva [online]. 2007, v. 17, n. 1 [Acessado 19 Agosto 2022], pp. 29-41.

Universidade Federal de Alagoas, UFAL. Perfil socioeconômico e cultural dos(as) estudantes da UFAL: Coleção UFAL e Políticas Públicas de gestão da educação superior. Maceió: EDUFAL, Proest, 2020.

Publicado

10-05-2023

Como Citar

Araújo, R. H. da S., Silva, A. P. F. da, Jannotti, V. F., Silva, F. H. G. T. da ., Lima, H. W. G. ., Ferreira, B. A. de L. S. ., & Caetano, A. F. P. (2023). IMPACTOS NAS DIMENSÕES EM SAÚDE DE PARTICIPANTES DE VOLEIBOL EM UM PROGRAMA DE ESPORTE UNIVERSITÁRIO. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 12(13). Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/15246

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.