RELATO DE CRIAÇÃO DE CARTILHA SOBRE CHROMEBOOK PARA PROFESSORES DA CIDADE DE PENEDO/AL
REPORT ON THE CREATION OF A HANDBOOK ABOUT CHROMEBOOKS FOR TEACHERS IN THE CITY OF PENEDO, STATE OF ALAGOAS
Palavras-chave:
CARTILHA, CHROMEBOOK, PROFESSORES, PENEDO, EXTENSÃO UNIVERSITÁRIAResumo
O avanço tecnológico tem transformado a sociedade e, consequentemente, o cenário educacional. A resistência de professores a essa mudança tornou-se evidente. Porém, a pandemia de COVID-19 acelerou a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na educação. Em resposta, a Secretaria Municipal de Educação - SEMED de Penedo investiu em 1500 Chromebooks para professores, apesar de enfrentar dificuldades no uso. Para resolver isso, foi realizado o projeto "Levantamento de necessidades e formação de professores" em três etapas: investigação do Chromebook, levantamento de softwares e construção de uma cartilha instrucional usando o software Tango. O documento detalhou desafios como o layout do teclado e problemas com aplicativos Google. A cartilha tornou-se uma referência para professores e alunos. Mas, destacou a necessidade de suporte contínuo. O projeto, além de auxiliar os professores, proporcionou aprendizado aos alunos envolvidos, aprofundando seu conhecimento em aplicativos educacionais. Como resultado, enfatizou-se a importância de cursos futuros para orientar os educadores sobre o uso apropriado das ferramentas descritas.
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Referências
Estudo mostra que pandemia intensificou uso das tecnologias digitais. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-11/estudo-mostra-que-pandemia-intensificou-uso-das-tecnologias-digitais> . Acesso em: 16 ago. 2023.
GÔUVEA, Sylvia Figueiredo. Os caminhos do professor na Era da Tecnologia. Revista de Educação e Informática, ed. Campinas: Papirus, 2007.
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