Projeto de Extensão “Cartilhas (In)Formativas sobre Acessibilidade para Universitários com Deficiência”
EXTENSION PROJECT “(IN)FORMATIVE BOOKLETS ON ACCESSIBILITY FOR UNIVERSITY STUDENTS WITH DISABILITIES
Palavras-chave:
Acessibilidade. Deficiência. Educação Superior. Projeto de Extensão.Resumo
A extensão universitária compõe o tripé do ensino e da pesquisa na universidade para ampliação da formação pessoal, acadêmica e profissional em articulação com demandas sociais. Considerando a importância das ações extensionistas, este artigo tem como objetivo apresentar a primeira fase do Projeto “Cartilhas (In)Formativas sobre Acessibilidade para Estudantes com Deficiência na FAFIDAM/UECE”. Nesta etapa, a acessibilidade estrutural é foco das ações de extensão por meio do estudo documental, de reuniões com discentes e representantes do Núcleo de Acessibilidade (NAAI/UECE), da elaboração e aplicação de instrumento de coleta de dados e da redação da primeira cartilha para disseminação na comunidade universitária, em encontros e eventos como a Semana Universitária da UECE. Os resultados indicam que a acessibilidade estrutural é um tema relevante, uma vez que foram identificadas barreiras arquitetônicas no espaço universitário, como ausência de rampas e de pisos antiderrapantes. Considerando esse dado, o acesso à informação por meio de cartilha sobre acessibilidade e barreiras locais – no uso da “estratégia de multiplicação da informação” – contribui para a mudança institucional a partir da visibilidade das condições de in/acessibilidade e do planejamento de ações coletivas que visem ampliar a liberdade de ir e vir dos estudantes com deficiência ou com mobilidade reduzida na UECE.
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Referências
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