MONITORIA MULTIDISCIPLINAR COMO INCENTIVO À DOCÊNCIA EM ENFERMAGEM: PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES
Multidisciplinary monitoring as an incentive to teaching in nursing: main contributions
Palavras-chave:
Docentes de Enfermagem, Ensino de Enfermagem, MonitoriaResumo
A monitoria acadêmica faz parte do ensino superior brasileiro desde o século XX, mas a modalidade multidisciplinar ainda é recente. O trabalho objetiva relatar a vivência de acadêmicos de Enfermagem, enquanto monitores, em atividade de monitoria multidisciplinar nos primeiros ciclos do curso, enfatizando as contribuições para a formação acadêmica e incentivo à docência. Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, abordando as ações desenvolvidas entre outubro de 2021 a dezembro de 2022. A monitoria desenvolveu-se a partir de oito ações: planejamento semanal; elaboração de materiais didáticos, monitorias práticas em laboratórios; jogos/dinâmicas pedagógicas; plantões de dúvidas; auxílio aos professores; participação nas aulas práticas e teóricas; e revisões gerais. A partir disso, os monitores se aproximaram do aspecto pedagógico do curso, compreenderam o processo de trabalho docente, aprimoraram a didática e o conhecimento multidisciplinar, articulando-os com a prática assistencial.
Downloads
Referências
BARBOSA, Verônica Das Neves; MARINHO DE AMORIM, Rebeca; BRITTO RIBEIRO DE JESUS, Patrícia; PEREIRA DA SILVA, Wanderson; PIRES SILVA, Rafael; CABRAL PEREIRA DA COSTA, Carolina. O uso das tecnologias da informação e comunicação na monitoria acadêmica de enfermagem com base na metodologia ativa. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, [S. l.], v. 13, p. 1–10, 2023.
BOTELHO, Laís Vargas; LOURENÇO, Ana Eliza Port; LACERDA, Maria Gouvêa De; WOLLZ, Larissa Escarce Bento. Monitoria acadêmica e formação profissional em saúde: uma revisão integrativa. ABCS Health Sciences, [S. l.], v. 44, n. 1, p. 67–74, 2019.
BRASIL. Lei n° 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, p. 27833, 23 dez. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm . Acesso em: 24 abr. 2024.
BRASIL. Sistema e-mec: Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior Cadastro e-MEC. 2023. Disponível em: https://emec.mec.gov.br/. Acesso em: 22 abr. 2024.
DANTAS, José Eduardo Ferreira; SILVA, Beatriz Domingos; FEITOZA, Christiane Cavalcante. O USO DE MÚLTIPLAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS DURANTE A CONDUÇÃO DA MONITORIA ACADÊMICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: Anais do IV Seminário Institucional de Monitoria: Monitor inspirando monitor. Maceió: UFAL, PROGRAD, 2022 p. 247–248.
DANTAS, Otilia Maria. Monitoria: fonte de saberes à docência superior. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, [S. l.], v. 95, n. 241, p. 567–589, 2014.
DONOSO, Miguir Terezinha Vieccelli; DONOSO, Maria Daniela Vieccelli. O cuidado e a enfermagem em um contexto histórico. Revista de Enfermagem da UFJF, v. 2, n. 1, 2016.
LEAL, Juliana Alves Leite. Processo de trabalho da enfermeira em diferentes países. 2016. 140fls. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016.
LIBÂNEO, José Carlos. Tendências Pedagógicas na prática escolar. Democratização da escola pública – a pedagogia crítico-social dos conteúdos, [S. l.], p. 16, 1994.
MACHADO, Maria Helena. Perfil da enfermagem no Brasil: relatório final. Rio de Janeiro: NERHUS - DAPS - ENSP/Fiocruz, 2017. 748 p.
MORANO, Domingos Antônio Clemente Maria Silvio. Convergência entre gamificação e metodologias ativas: ferramentas no ensino de anatomia humana. 2021. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Morfofuncionais) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
PEREIRA, Poliana Francibele de Oliveira; FIUZA, Patricia Jantsch; LEMOS, Robson Rodrigues. Aprendizado baseado em Jogos digitais no ensino de Anatomia utilizando gamificação: Uma Revisão Sistemática da Literatura. Criar Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, 2019.
PERES, Maria Angélica de Almeida Filho; ANTONIO JOSÉ DE ALMEIDA PAIM, Lygia. Historicidade da enfermagem nos espaços de poder. Hist. enferm., Rev. eletronica, p. 83-94, 2014.
RIBEIRO-BARBOSA, Juliana Costa; SILVA, Gilberto Tadeu Reis da; BACKES, Vânia Marli Schubert; VIEIRA, Silvana Lima; CHAVES, Manuel Carlos Rodrigues Fernandes; PAIVA, Juliana Maciel Machado. Training-professional profile of nurses teaching at the Technical Schools of the Unified Health System. Revista Brasileira de Enfermagem, [S.l.], v. 75, n. 2, p. 1-8, 2022.
SANNA, Maria Cristina. Os processos de trabalho em Enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, [S. l.], v. 60, n. 2, p. 221–224, 2007.
SGARBI, Aniandra Karol Gonçalves; MARQUES, Mayara Paula da Silva; CALÇAS, Ingrith Raphaelle Rodrigues; MISSIO, Lourdes. Formação do enfermeiro para a docência no ensino técnico em enfermagem. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, [S. l.], v. 6, n. 17, p. 44–65, 2015.
TROMBETTA FRANCO, Miriam; FERNANDES, Morgana Carollo Fernandes; FERNANDES MILLÃO, Luzia. Perfil de enfermeiros-professores da educação profissional técnica de nível médio em enfermagem. Saúde Coletiva (Barueri), [S. l.], n. 56, p. 3164–3175, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.