MONITORIA MULTIDISCIPLINAR COMO INCENTIVO À DOCÊNCIA EM ENFERMAGEM: PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES

Multidisciplinary monitoring as an incentive to teaching in nursing: main contributions

Autores

  • José Eduardo Ferreira Dantas Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca
  • Beatriz Domingos Silva Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca
  • Josefa Yolanda Vitório Costa Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca
  • Christiane Cavalcante Feitoza Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca
  • Danielly Cantarelli de Oliveira Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca

Palavras-chave:

Docentes de Enfermagem, Ensino de Enfermagem, Monitoria

Resumo

A monitoria acadêmica faz parte do ensino superior brasileiro desde o século XX, mas a modalidade multidisciplinar ainda é recente. O trabalho objetiva relatar a vivência de acadêmicos de Enfermagem, enquanto monitores, em atividade de monitoria multidisciplinar nos primeiros ciclos do curso, enfatizando as contribuições para a formação acadêmica e incentivo à docência. Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, abordando as ações desenvolvidas entre outubro de 2021 a dezembro de 2022. A monitoria desenvolveu-se a partir de oito ações: planejamento semanal; elaboração de materiais didáticos, monitorias práticas em laboratórios; jogos/dinâmicas pedagógicas; plantões de dúvidas; auxílio aos professores; participação nas aulas práticas e teóricas; e revisões gerais. A partir disso, os monitores se aproximaram do aspecto pedagógico do curso, compreenderam o processo de trabalho docente, aprimoraram a didática e o conhecimento multidisciplinar, articulando-os com a prática assistencial.

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Biografia do Autor

José Eduardo Ferreira Dantas, Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca

Enfermeiro Generalista. Pesquisador do Trabalho em Enfermagem.

Beatriz Domingos Silva, Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca

Enfermeira cursando Residência multiprofissional em Saúde Mental.

Josefa Yolanda Vitório Costa, Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca

Enfermeira Generalista. Pesquisadora do Sono e da Qualidade do Sono.

Christiane Cavalcante Feitoza, Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca

Odontóloga e Doutora em Biotecnologia. Professora Adjunta do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas.

Danielly Cantarelli de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca

Biomédica e Doutora em Medicina Tropical. Professora Adjunta do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas.

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Publicado

12-02-2025

Como Citar

Dantas, J. E. F., Silva, B. D., Costa, J. Y. V., Feitoza, C. C., & Oliveira, D. C. de. (2025). MONITORIA MULTIDISCIPLINAR COMO INCENTIVO À DOCÊNCIA EM ENFERMAGEM: PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES: Multidisciplinary monitoring as an incentive to teaching in nursing: main contributions . REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 14(21). Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/18343

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