ESTRATÉGIAS LÚDICAS NO ENSINO DE TÉCNICAS DE PRIMEIROS SOCORROS: Experiência com Crianças e Adolescentes
PLAYFUL STRATEGIES IN TEACHING FIRST AID TECHNIQUES: Experience with Children and Adolescents
Palavras-chave:
Primeiros socorros. Ensino em saúde. Saúde da Criança e do Adolescente. Extensão.Resumo
Primeiros socorros são os cuidados imediatos que devem ser prestados rapidamente a uma pessoa, vítima de acidentes ou de mal súbito, cujo estado físico põe em perigo a sua vida, com o fim de manter as funções vitais e evitar o agravamento de suas condições. Crianças e adolescentes, estão propensos a maiores riscos de acidentes devido ao desenvolvimento de características cognitivas e motoras apresentadas nessa fase. Logo, as ações de educação em saúde são importantes estratégias para expandir e difundir conhecimentos, com o objetivo de prevenir ou minimizar os agravos à saúde. O presente artigo trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, a respeito da utilização de estratégias lúdicas para o ensino de técnicas de primeiros socorros em crianças e prevenção de acidentes prevalentes na infância. As oficinas foram realizadas pelos membros da Liga Acadêmica de Enfermagem em Saúde da Criança (LAESC) da UFAL, durante a Semana Interinstitucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete) 2023 e teve como público alvo crianças e adolescentes, de escolas públicas e privadas do município de Arapiraca e municípios circunvizinhos. Assim, a aplicação de abordagens lúdicas associadas à utilização dos manequins presentes no laboratório, para instruir técnicas de primeiros socorros em crianças, demonstrou ser uma estratégia efetiva para promover a participação com alunos, favorecendo a associação do conteúdo teórico com a prática e contribuindo para evitar acidentes na infância.
Downloads
Referências
AMERICAN HEART ASSOCIATON. Destaques da American Heart Association 2015. Atualização das Diretrizes de RCP e ACE. 2015. Disponível em: https://eccguidelines.heart.org/wp-content/uploads/2015/10/2015-AHA-Guidelines-Highlights-Portuguese.pdf.
BARROSO, Sheila Costa Chaves. A contação de histórias como recurso pedagógico no desenvolvimento da criança na educação infantil. João Pessoa, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/14195/1/SCCB14112018.pdf
BRAGA JUNIOR, FRANCISCO VARDER. Comunicação educacional / Francisco Varder Braga Junior — Mossoró: EdUFERSA, 2018.68p. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/581306/2/Comunica%C3%A7%C3%A3o%20educacional.pdf
BRASIL. Ministério da Saúde. Fundação Oswaldo Cruz. FIOCRUZ. Vice Presidência de Serviços de Referência e Ambiente. Núcleo de Biossegurança. NUBio. Manual de Primeiros Socorros. Rio de Janeiro. Fundação Oswaldo Cruz, 2003.
BRITO, Jackeline Gonçalves et al. Efeito de capacitação sobre primeiros socorros em acidentes para equipes de escolas de ensino especializado. Revista Brasileira de Enfermagem. v. 73, n. 2, p. e20180288, 2020.
CABRAL, Elaine Viana et al. Primeiros socorros na escola: conhecimento dos professores. Revista práxis, v. 11, n. 22, 2019.
COELHO, Jannaina. Pereira Santos Lima. Ensino de primeiros socorros nas escolas e sua eficácia. Rev Cient ITPAC, v. 8, n. 1, p. 7, 2015.
DE MESQUITA, T. M.; de Albuquerque, R. S.; Alves Bomfim, A. M.; da Hora Sales, M. L.; Carneiro Pessoa de Sa, M. da C.; Vanderlei Ferreira, A. M. Recurso Educativo Em Primeiros Socorros No Processo Ensino-Aprendizagem Em Crianças De Uma Escola Pública. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 35–50, 2017. DOI: 10.21680/2446-7286.2017v3n1ID11464. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/11464.
DE LIMA FERREIRA, Carla Lizandra et al. Primeiros socorros na escola: conhecimentos e práticas de crianças. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, v. 16, n. 9, p. 15212-15229, 2023.
GALINDO, Nelson Miguel et al. Primeiros socorros na escola: construção e validação de cartilha educativa para professores. Acta Paulista de Enfermagem, v. 30, p. 87-93, 2017.
MELLO, Kelli Christiane et al. Metodologias educativas na aprendizagem de primeiros socorros em escolas:: Revisão de Escopo. REME-Revista Mineira de Enfermagem, v. 27, 2023.
ROCHA, Lorena Neiva et al. A Educação em Saúde sobre Primeiros Socorros e Prevenção de Acidentes na Escola–Uma Revisão Integrativa da Literatura. Revista Liberum accessum, v. 2, n. 1, p. 1-16, 2020.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.