This is an outdated version published on 2023-07-10. Read the most recent version.

CULTURA OCEÂNICA

DE TODOS, PARA TODOS

Authors

  • Karla Paresque UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL
  • João Alberto Pantaleão UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL
  • Renato Gaban-Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL
  • Tamí Mott UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
  • Luana Marina de Castro Mendonça UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL

Keywords:

Pedagogia Oceânica; Meio Ambiente; Ensino; Políticas Públicas; Extensão.

Abstract

Este relato de experiência versa sobre a implantação do projeto de extensão “Cultura Oceânica: de todos, para todos” que vem sendo realizado no âmbito das atividades curriculares de extensão (ACE) do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de Alagoas (Campus A. C. Simões). A essência da Cultura Oceânica (CO) consiste na compreensão das influências do oceano na vida das pessoas e da influência dos hábitos e atitudes das pessoas sobre o oceano. A CO é parte das metas da Década do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030) da UNESCO e, também, vem sendo implementada como componente obrigatório nos currículos via legislações específicas. Aqui relatamos as etapas já realizadas e aquelas planejadas para as disciplinas de ACE 1, 2 e 3. Dentre as atividades finalizadas, apresentamos uma que foi realizada através de discussão com todos discentes da disciplina de ACE1 e outras duas que foram realizadas em sistema de tutoria pelos docentes com um grupo de 3-5 discentes. Ademais, são apresentados os passos que estão em planejamento para serem implantados junto ao município de Maceió nas próximas etapas (ACE 2 e ACE 3). Propõe-se, na ACE, que os graduandos possam atuar como mediadores do conhecimento relacionado à Cultura Oceânica em ambientes de ensino formal e não formal. Adicionalmente, espera-se que professores do Ensino Básico sejam impactados, contribuindo, assim, com a formação de cidadãos mais conscientes sobre a importância do oceano nos mais diferentes níveis e aspectos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Karla Paresque, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL

Docente do curso de Biologia/UFAL.

João Alberto Pantaleão, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL

Zoólogo e doutor em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Atualmente, é professor da Universidade Federal de Alagoas, onde desenvolve estudos sobre bioecologia, sistemática e desenvolvimento de crustáceos.

Renato Gaban-Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL


Zoólogo e doutor em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é professor dos cursos de graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura e em Ciências Biológicas - Bacharelado, e no curso de Pós-Graduação denominado PROFBIO - Ensino de Biologia em Rede Nacional. Curador da coleção de Aves do Museu de História Natural/UFAL e coordenador do Laboratório de Morfologia, Sistemática e Ecologia de Aves (ICBS/UFAL). Áreas de interesse e de estudo: ornitologia, sistemática filogenética e taxonomia, anatomia comparada, zoologia geral, evolução, meio ambiente e conservação.

Tamí Mott, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) e doutora em Biologia Integrativa pela Universidade da Califórnia, Berkeley, Estados Unidos. Atualmente, é professora da Universidade Federal de Alagoas, onde desenvolve estudos sobre sistemática, ecologia e conservação de anfíbios e répteis.

Luana Marina de Castro Mendonça, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL

 

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Sergipe, mestre em Ecologia e Conservação pela UFS e doutora em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professora da Universidade Federal de Alagoas, onde desenvolve estudos sobre taxonomia de Invertebrados, principalmente do filo Cnidaria, ecologia, trabalhando com comunidades bentônicas (macro e megafauna) de regiões costeiras, e em ensino, com foco no ensino de zoologia e do potencial educacional de coleções zoológicas e didáticas. Atualmente também é curadora da coleção do Setor de Malacologia do Museu de História Natural da Universidade Federal de Alagoas.

References

BARRADAS, J. B.; GHILARDI-LOPES, N.; MOTOKANE, M.; XAVIER, L.Y.; MENCK, E.V.S. A cultura oceânica. Blog UFABC Divulga Ciência, v. 4, p. 10, 2021. Disponível em: https://ufabcdivulgaciencia.proec.ufabc.edu.br/2021/05/25/a-cultura-oceanica-v-4-n-5-p-10-2021/. Acesso em: 25 out. 2022.

CAVA, F.; SCHOEDINGER, S.; STRANG, C.; TUDDENHAM, P. Science Content and Standards for Ocean Literacy: A Report on Ocean Literacy. 2005. Disponível em: http://coexploration.org/oceanliteracy/documents/OLit200405_Final_Report.pdf. Acesso em 24 out. 2022.

CHEN, Y. F.; CANNADY, M. A.; FAUVILLE, G.; STRANG, C. Working toward an international assessment of ocean literacy: Validating instrument with Rasch measurement model. In: American Educational Research Association (AERA) annual meeting, San Francisco. 2020. São Francisco: AERA, 2020. p. 1-17.

COSTA, S.; CALDEIRA, R. Bibliometric analysis of ocean literacy: an underrated term in the scientific literature. Marine Policy, v. 87, p. 149-157, 2018.

FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS, 1998, Natal. Política nacional de extensão universitária. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/694/o/PNEX.pdf. Acesso em: 24 out. 2022.

FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS, 2012, Manaus. Política nacional de extensão universitária. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/2012-07-13-Politica-Nacional-de-Extensao.pdf. Acesso em: 24 out. 2022.

LIMA, M.C.S. Estudo sobre o nível de Cultura Oceânica de adolescentes e adultos com o uso de questionários IOLS: uma perspectiva brasileira para a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030). Dissertação (Mestrado em Oceanografia) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021.

MACEIÓ (AL). Lei Municipal 7168/2022. Dispõe sobre a promoção da Cultura Oceânica nas instituições de ensino da Rede Municipal de Maceió e dá outras providências. Maceió: Câmara Municipal, 2022. Disponível em: www.diariomunicipal.com.br/maceio. Acesso em: 25 out. 2022.

NAÇÕES UNIDAS BRASIL. Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14 (ODS14) da ONU: vida na água. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/14. Acesso em: 23 out. 2022.

NOOA (National Oceanic and Atmospheric Administration). Ocean Literacy Network. Ocean literacy: the essential principles and fundamental concepts of ocean sciences for learners of all ages version 3 [online]. Washington: NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration). 2020.

OCEAN LITERACY INITIATIVE 2004. Ocean literacy: the essential principles and fundamental concepts of ocean sciences. Disponível em: http://www.coexploration.org/oceanliteracy/documents/OceanLitConcepts_10.11.05.pdf. Acesso em 25 out. 2022.

PAZOTO, C. E.; SILVA, E. P.; ANDRADE, L. A. B.; FAVERO, J. M. D.; ALÔ, C. F. S.; DUARTE, M. R. Ocean Literacy, formal education, and governance: A diagnosis of Brazilian school curricula as a strategy to guide actions during the Ocean Decade and beyond. Ocean and Coastal Research, v. 69, 2022a.

PAZOTO, C. E.; SILVA, E. P.; DUARTE, M. R. Ocean literacy in Brazilian school curricula: An opportunity to improve coastal management and address coastal risks?. Ocean & Coastal Management, v. 219, p. 106047, 2022b.

SANTORO, F., SANTIN, S., SCOWCROFT, G., FAUVILLE, G. & TUDDENHAM, P. 2017. Ocean literacy for all - a toolkit Paris: Unesco Venice Office.

UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura). Cultura Oceânica de todos para todos Kit pedagógico: manuais e guias da COI, 80. Paris: place de Fontenoy. 2020. Disponível em: https://ava.ufal.br/pluginfile.php/1130722/mod_resource/content/1/Kit%20pedag%C3%B3gico%20-%20UNESCO.pdf. Acesso em: 26 out. 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Pró-reitoria de Extensão. Instrução Normativa PROEX Nº 01/2019, de 10 de dezembro de 2019. Dispõe sobre os procedimentos para implantação da extensão como componente curricular obrigatório nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação da Ufal. Maceió: Pró-reitoria de Extensão, 2019. Disponível em: https://ufal.br/ufal/extensao/documentos/instrucao_normativa.pdf/view. Acesso em: 25 out. 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Resolução nº 01/2006 - CONSUNI/CEPE, de 16 de janeiro de 2006. Homologa o novo Regimento geral da Universidade Federal de Alagoas. Brasil: Ministério da Educação. Disponível em: https://ufal.br/transparencia/institucional/Estatuto_Regimento_Ufal.pdf. Acesso em: 26 out. 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Secretaria Executiva dos Conselhos Superiores. Resolução Nº 65/2014 CONSUNI/UFAL, 03 de novembro de 2014. Estabelece a atualização das diretrizes gerais das atividades de extensão no âmbito da Ufal. Maceió: Secretaria Executiva dos Conselhos Superiores, 2014. Disponível em: https://ufal.br/resolucoes/2014/resolucao-no-65-2014-de-03-11-2014. Acesso em: 25 out. 2022.

Published

2023-02-28 — Updated on 2023-07-10

Versions

How to Cite

Paresque, K., Pantaleão, J. A. ., Gaban-Lima, R. ., Mott, T., & Mendonça, L. M. de C. (2023). CULTURA OCEÂNICA: DE TODOS, PARA TODOS . REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 12(13). Retrieved from https://seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/14404 (Original work published February 28, 2023)

Similar Articles

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.