NOTAS SOBRE O CINEMA EXPERIMENTAL

Autores/as

  • Tiago Penna

Palabras clave:

Cinema experimental. Semântica. Imagem. Forma. Conteúdo.

Resumen

Se encararmos a Arte Cinematográfica como a habilidade ou domínio da técnica (techné = “arte”) de “escrita, com a luz, em movimento” – de kínesis = movimento; e grafia = escrita (à qual, para nós, está subentendido phóton = “luz”, de photografia) –, isto é, do ato de produzir ou criar, no sentido de compor obras – a partir do princípio fundante do cinema, enquanto linguagem artística essencialmente constituída como audiovisual, isto é, imagens em movimento e som (associado ou “dissociado”), podemos encarar a linguagem audiovisual como a técnica de “condensação” entre forma e conteúdo daquilo que compreendemos como os elementos constitutivos da linguagem audiovisual, que para nós, são “sintetizadas” no conceito de imagem (phantásma), à qual nos embasaremos. Sendo assim, iremos nos amparar na concepção de Deleuze e Adorno (além de outros representantes da estética filosófica, como Benjamin, Platão e Aristóteles), tendo em vista o contexto da criação do cinema experimental, e buscarmos compreender de que forma o cineasta experimental (para nós, necessariamente “vanguardista”), procura achar “soluções” para a expressão de ideias, emoções e pensamentos, a partir da elaboração criativa das imagens- movimento, que representam uma imagem indireta do tempo, de forma a propiciar um “salto semântico” que visa estabelecer novas atribuições de significado às imagens, através do “choque” entre planos e/ou cenas de modo a suprir a demanda de novas fronteiras expressivas da linguagem audiovisual, às quais buscamos traçar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tiago Penna

 Realizador audiovisual desde 1995. É professor doutor de Filosofia Antiga pela UFAL (Maceió), desde 2008. Atualmente seu interesse profissional aponta para a direção e o roteiro cinematográficos; seu foco de pesquisa versa sobre estética e dramaturgia, especialmente relacionada ao paralelo entre o cinema e a filosofia da arte.

Citas

ADORNO, T.W. Filosofia da nova música. São Paulo: Perspectiva, 1984. ARISTÓTELES. Metafísica. Trad. Marcelo Perine. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2005.

BENJAMIN, W. A obra de arte na era da reprodutibilidade técnica. In: Benjamin e a obra de arte: técnica, imagem, percepção. Trad. Marijane Lisboa; Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

DELEUZE, Gilles. O ato de criação. São Paulo: Folha de São Paulo, 1999.

Publicado

2022-11-30

Cómo citar

Penna, T. . (2022). NOTAS SOBRE O CINEMA EXPERIMENTAL. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 11(09). Recuperado a partir de https://seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/14473

Artículos similares

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.