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FASHIONLAB MESSIAS RIBEIRO

NÚCLEO DE MODA PARA A COMUNIDADE

Autores/as

  • Humberto Pinheiro Lopes UFAL- Universidade Federal de Alagoas

Palabras clave:

Cultura; Trabalho; Moda; Arte; Educação.

Resumen

O Laboratório Núcleo de Moda Messias Ribeiro (FASHIONLab Messias Ribeiro) é um projeto extensionista que promove atividades de integração entre a comunidade interna do curso técnico em Produção de Moda da Escola Técnica de Artes (ETA) do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (ICHCA) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e outros setores sociais a partir da produção de peças de vestuário para instituições de amparo a menores, idosos e pessoas com deficiência física. O projeto é composto por duas etapas: a primeira está relacionada com a estruturação do laboratório e a segunda etapa consiste na confecção de produtos e artigos de vestuários destinados para a comunidade externa. A partir de uma abordagem de natureza qualitativa, analisamos o fato social das comunidades participantes com o propósito de, mais adequadamente, produzirmos vestuários e ofertarmos serviços, considerando as ansiedades do público-alvo em causa. Ainda que busquemos públicos em vulnerabilidade social, o FASHIONLab Messias Ribeiro pode estender o objetivo de suas demandas para questões de natureza histórica e cultural. Buscamos no projeto em questão a ideia empática e sinérgica da solidariedade, em razão das lutas sociais que se desenvolvem para a realização das atividades e dos afetos e laços que são criados entre os participantes de outras atividades e projetos parceiros. O FASHIONLab Messias Ribeiro supera os obstáculos dessas lutas, dando relevância a atores sociais e circunstâncias marginalizadas e/ou que devem ter mais visibilidade dentro de uma conjuntura que pode ostracizar comunidades e pequenos produtores.

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Publicado

2023-02-28

Versiones

Cómo citar

Lopes, H. P. (2023). FASHIONLAB MESSIAS RIBEIRO: NÚCLEO DE MODA PARA A COMUNIDADE. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 12(13). Recuperado a partir de https://seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/14556

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