A EXTENSÃO EM ADMINISTRAÇÃO
EXPERIÊNCIAS A PARTIR DO COMPONENTE "ANTROPOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES" EM TEMPOS DE COVID-19
Palabras clave:
Pesquisa-ação;, Administração de empresas;, Cultura e mercado.Resumen
O objetivo, a partir do componente curricular do curso de Administração, Antropologia das organizações, ofertada na modalidade remota, devido o COVID-19, foi, construir um canvas model para uma artesã que produz sousplat. A sensibilização teórica envolveu: relações cultura-mercado; artesanato; e Business Model Canvas. De modo intersubjetivista, entre docentes, discentes e a artesã, a ação ocorreu entre outubro e dezembro de 2020, por meio do google meet, unindo ensino e extensão. Os dados primários, foram: observação participante e entrevistas não-estruturadas com a artesã; além das conversas remotas extra-aulas entre alunos e artesã. Os secundários foram os do instagram em que a artesã divulga seus produtos. A análise ocorreu por meio das ferramentas da Pesquisa-Ação. Como considerações, foi construído o canvas e a artesã compreendeu o melhor uso: de sua rede social, com horários para as postagens; de fotografias; das parcerias para divulgar os produtos; dos custos de produção; e da precificação.
Descargas
Citas
BACCARINI, Marcelo. Artesãos apostam na presença digital para vender mandalas e produtos de autocuidado. G1. globo, São Paulo, 25 de julho de 2021. Disponível em:<https://g1.globo.com/economia/pme/pequenas-empresas-grandes-negocios/noticia/2021/07/25/artesaos-apostam-na-presenca-digital-para-vender-mandalas-e-produtos-de-autocuidado.ghtml>. Acesso em: 21 de novembro de 2021.
BARBOSA, Lívia Neves. Cultura administrativa: uma nova perspectiva das relações entre antropologia e administração. Revista de Administração de Empresas, v. 36, p. 06-19, 1996.
FONSECA, Stêvenis; SILVA, Andréa; LEITE, Emanuel. Fotoetnografia: Uso e Possibilidades como Método de Pesquisa em Administração. Discursos Fotográficos, v.14, n.24, p.161-89, 2018.
KOMOTO, Marcio Hidenobu. Aplicação da metodologia do Design Thinking e a ferramenta Business Model Canvas em uma empresa de etiquetas. 2019. 64 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção Mecânica) - Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, 2019.
KOZINETS, Robert V. Marketing netnography: Prom/ot (ulgat) ing a new research method. Methodological Innovations Online, v. 7, n. 1, p. 37-45, 2012.
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
LODI, Marluce Dantas; THIOLLENT, Michel Jean; SAUERBRONN, João Felipe. Uma discussão acerca do uso da pesquisa-ação em administração e ciências contábeis. Sociedade, Contabilidade e Gestão, v. 13, n. 1, p. 57-68, 2018.
MASCARENHAS, André. Etnografia e cultura organizacional: uma contribuição da antropologia à administração de empresas. Revista de Administração de Empresas, v. 42, p. 1-7, 2002.
OSTERWALDER, Alexander et al. Business Model Generation: A handbook for visionaries, game changers and challengers. African journal of business management, v. 5, n. 7, p. 22-30, 2011.
PEREIRA, Fernanda; LEVINTON, Sabrina Giselle. Business model canvas no desenvolvimento de modelo de negócio para microempreendedora de vestuários femininos. Brazilian Journal of Business, v. 2, n. 3, p. 2977-2993, 2020.
RUIZ, Cristiane Regina. Criação de um modelo Canvas para planejamento acadêmico aliado a ferramentas de Design Thinking. Revista on-line de Política e Gestão Educacional, p. 321-327, 2019.
SANTOS, Milena Barbosa et al. Business Model Canvas: aplicação do método em uma empresa. Observatorio de la Economía Latinoamericana, n. 265, 2020.
SEBRAE. Pequenos negócios em números. 07 de junho de 2018. Disponível em:< https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/sp/sebraeaz/pequenos-negocios-em-numeros,12e8794363447510VgnVCM1000004c00210aRCRD>. Acesso em: 25 de janeiro de 2022
Pequenos negócios já representam 30% do Produto Interno Bruto do país. 08 de abril de 2020. Disponível em:< https://www.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/NA/pequenos-negocios-ja-representam-30-do-produto-interno-bruto-do pais,7b965c911da51710VgnVCM1000004c00210aRCR
D.>. Acesso em: 13 de janeiro de 2022
Quer investir no Artesanato? Saiba mais sobre esse mercado. 05 de novembro de 2020. Disponível em:< https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/ms/artigos/boletim-comercio-e-servicos-artesanato,afb621600576a410VgnVCM1000003b74010aRCRD>. Acesso em: 10 de dezembro de 2021
Três em cada 10 MEI fecham as portas em até 5 anos de atividade no Brasil. 16 de junho de 2021. Disponível em:< https://www.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/NA/tres-em-cada-10-mei-fecham-as-portas-em-ate-cinco-anos-de-atividade-no-brasil,7dd6221f9f21a710VgnVCM100000d701210aRCRD#:~:text=Ao%20analisar%20a%20sobreviv%C3%AAncia%20por,%2C%20com%2026%2C6%25.>. Acesso em: 08 de janeiro de 2022
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.