ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE FRENTE A PREVENÇÃO E DETECÇÃO DE HEPATITES VIRAIS

PERCEPÇÕES E VIVÊNCIAS DE ACADÊMICAS DO CURSO

Autores/as

  • Lívia Rafaella de Almeida Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Ana Maria Silva de Melo
  • Aíris Barbosa de Lima
  • Thais Sousa da Silva
  • Marya Fernandha Santos Santana
  • Patrícia de Paula Alves Costa da Silva

Palabras clave:

Infecções sexualmente transmissíveis, Testes Rápidos, Educação em Saúde, Relato de Experiência

Resumen

Diante dos impactos causados pelas hepatites virais (HV), o rastreamento, diagnóstico e acompanhamento de saúde são estratégias essenciais para garantir um tratamento exitoso. Assim, o presente trabalho trata-se de um relato de experiência com o objetivo de descrever a vivência de acadêmicas de Enfermagem sobre o papel do enfermeiro no contexto da prevenção e diagnóstico de HV. A proposta da ação ocorreu com a realização de uma educação em saúde na sala de espera da unidade e a realização de testes rápidos nos usuários. Na primeira etapa, foi elucidada a importância da prevenção, formas de contágio, sinais e sintomas e a relevância da testagem para hepatites virais. Na segunda etapa, os usuários foram convidados a realizar testes rápidos para hepatites e outras ISTs. Nesta feita, foi possível notar que a implementação da educação em saúde foi de extrema importância para alertar a população sobre os aspectos que envolvem as HV, assim como da necessidade de fazer os testes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BRASIL. Ministério da Saúde. Aconselhamento em DST/HIV/Aids para a atenção básica. Coordenação Nacional de DST e Aids. Brasília: Ministério da Saúde, 2003.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Protocolo clínico e diretrizes terapêuticas para atenção integral às pessoas com infecções sexualmente transmissíveis (IST). Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. Brasília: Ministério da Saúde, 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Hepatites virais - 2020. Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. Bol Epidemiol [Internet]. 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. HIV/Aids, he-patites e outras DST. Departamento de Atenção Básica. Cadernos de Atenção Básica, n. 18. Brasília: Ministério da Saúde; 2006.

COFEN. Conselho Federal de Enfermagem. Decisão Cofen nº 244/2016. Rio de Janeiro: Cofen, 27 out. 2016a. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/decisao-cofen-no-2442016_46254.html. Acesso em: 23 jan. 2023.

COFEN. Conselho Federal de Enfermagem. Parecer de Conselheiro nº 259/2016. Rio de janeiro: Cofen, 27 set. 2016b. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/parecer-de-conselheiro-n-2592016_46252.html. Acesso em: 23 jan. 2023.

World Health Organization. Global health sector strategies on, respectively, HIV, viral hepatitis and sexually transmitted infections for the period 2022-2030. Geneva: World Health Organization; 2022.

Publicado

2023-08-09

Cómo citar

de Almeida Silva, L. R., Silva de Melo, A. M., Barbosa de Lima, A., Sousa da Silva, T., Santos Santana, M. F., & Alves Costa da Silva, P. de P. (2023). ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE FRENTE A PREVENÇÃO E DETECÇÃO DE HEPATITES VIRAIS: PERCEPÇÕES E VIVÊNCIAS DE ACADÊMICAS DO CURSO. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 12(14). Recuperado a partir de https://seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/15321

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

<< < 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.