ATUAÇÃO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE NA ANSIEDADE E NA DEPRESSÃO

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores/as

  • ISABELLA ELIZIARIO DA SILVA NOBRE UFAL
  • Carlos Eduardo Leonel dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
  • Hapitaglo Hapitaglo Rian da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
  • Helen Rodrigues Da Rocha UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
  • José Carlos dos Santos Valentim UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
  • Raquel de Lima Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Palabras clave:

Atenção Primária à Saúde; Saúde Mental; Agentes Comunitários de Saúde;

Resumen

A saúde mental é um tema global discutido pela sua importância nos processos de adoecimento e de melhora de enfermidades. Destarte, nota-se a necessidade de frisar que a realidade nas unidades de Atenção Básica relaciona-se com usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que têm nos ACS a primeira ponte com o médico e com as questões de saúde física e mental. Assim, o presente artigo busca relatar a experiência de estudantes que realizaram uma capacitação com os ACS para que eles conseguissem mudar seus conceitos prévios acerca das temáticas de ansiedade e depressão e assim, poderem identificar os sinais e sintomas desses transtornos. Este trabalho consiste em um estudo descritivo, no qual se buscou pontuar o caminho percorrido do planejamento à execução da atividade e descrever o encontro realizado. Logo, é preciso destacar que a compreensão dos ACS é um trabalho que deve ser contínuo para assim atingir o objetivo idealizado de desconstruir a ignorância e o preconceito enraizados.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde: PNPS: Anexo I da Portaria de Consolidação nº 2, de 28 de setembro de 2017, que consolida as normas sobre as políticas nacionais de saúde do SUS/ Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2018.

BRITO, Valéria Cristina de Albuquerque et al. Prevalência de depressão autorreferida no Brasil: Pesquisa Nacional de Saúde 2019 e 2013. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 31, 2022.

CASTILLO, Ana Regina GL et al. Transtornos de ansiedade. Brazilian Journal of Psychiatry, v. 22, p. 20-23, 2000.

DEL PORTO, José Alberto. Conceito e diagnóstico. Brazilian Journal of Psychiatry, v. 21, p. 06-11, 1999.

FALKENBERG, Mirian Benites et al. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Ciência & saúde coletiva, v. 19, p. 847-852, 2014.

Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria n° 2.436, 21 de setembro de 2017. Brasília, 2017.

MINISTÉRIO DA SAÚDE (Brasil). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde mental. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. 176 p. (Cadernos de Atenção Básica, n. 34).

MIRANDA, Debora Marques de; VALLADA, Homer; ROMANO-SILVA, Marcos Aurélio. Aspectos Genéticos em Psiquiatria. In: NARDI, Antônio Egidio et al. Tratado de Psiquiatria: da Associação Brasileirade Psiquiatria. Porto Alegre: Artmed, 2022.

Publicado

2023-08-09

Cómo citar

ELIZIARIO DA SILVA NOBRE, I., Eduardo Leonel dos Santos, C. ., Hapitaglo Rian da Silva, H. ., Rodrigues Da Rocha, H. ., Carlos dos Santos Valentim, J. ., & de Lima Santos, R. . (2023). ATUAÇÃO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE NA ANSIEDADE E NA DEPRESSÃO : UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 12(14). Recuperado a partir de https://seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/15370

Artículos similares

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.