LETRAMENTO EM SAÚDE DE UM POPULAÇÃO RURAL NO CONTEXTO DA UTILIZAÇÃO DE AGROTÓXICOS
Palabras clave:
Alfabetização em saúde; Agricultor; Pesticida; Enfermeiro.Resumen
Este artigo é resultado de um estudo transversal e descritivo, de abordagem quantitativa, que teve como objetivo avaliar o letramento em saúde de uma população rural no contexto da utilização de agrotóxicos. Pessoas que residem em regiões rurais têm potencialmente menor letramento em saúde, devido ao acesso limitado a informações de saúde, ficando mais propensas a desenvolverem comportamentos de risco. Foram entrevistados 50 usuários em duas unidades básicas de saúde, situadas na zona rural do município de Arapiraca, Alagoas. Os dados foram coletados com base em um questionário semiestruturado, para obtenção de dados sociodemográficos, relativos ao uso de tecnologias, obtenção de informações sobre agrotóxicos e uso EPIS. Evidenciou-se que os entrevistados apresentavam baixa escolaridade e renda, acesso limitado a informações de saúde e uso inadequado de EPIS. Assim, destaca-se a importância do profissional de saúde como agente para desenvolver o letramento em saúde dessa população.
Descargas
Citas
ARAPIRACA: A TERRA DA PROSPERIDADE. Prefeitura de Arapiraca. 2017. Disponível em: <https://web.arapiraca.al.gov.br/a-cidade/economia/> Acesso em: 12 de Fevereiro de 2023.
CUTILLI C. Health literacy in geriatric patients: an integrative review of the literature. Orthop Nurs. 2007; 26(1):43-8.
DIAS, Gisele Loise et al. Fatores que interferem na adesão ou não de equipamentos de proteção individual por trabalhadores rurais. Research, Society and Development, v. 9, n. 5, p. e25952923-e25952923, 2020.
INSTITUTO NACIONAL DE C NCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA. Ambiente, trabalho e câncer: aspectos epidemiológicos, toxicológicos e regulatórios / Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Rio de Janeiro: INCA, 2021.
LEVORATO, Cleice Daiana et al. Fatores associados à procura por serviços de saúde numa perspectiva relacional de gênero. Ciência & saúde coletiva, v. 19, p. 1263-1274, 2014.
MORETTI, Felipe Azevedo; SILVA, Valter; BARSOTTINI, Claudia Galindo. Comportamento de pacientes em buscas por informação de saúde online e correlações com idade, escolaridade, renda e interação médica. J. health inform, p. 95-106, 2016.
NURJANAH, MUBAROKAH, K. Health Literacy and Health Behavior in the Rural Areas. KnE Life Sciences, p 8-16, 2019.
NUTBEAM, D.; LLOYD, J. E. Understanding and responding to health literacy as a social determinant of health. Annual review of public health, 42, 159–173, 2020.
SERBIM, Andreivna Kharenine; SANTOS, Naiana Oliveira dos; PASKULIN, Lisiane Manganelli Girardi. Efeitos da intervenção Alfa-Saúde na alfabetização em saúde do idoso na atenção primária à saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 75, 2022.
SILVA, Mônica Alice Santos da et al. Aspectos relacionados ao letramento em saúde, autocuidado e adesão ao tratamento de pessoas vivendo com HIV. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 56, 2022.
SOARES, Wagner Lopes et al. Uso dos agrotóxicos e seus impactos à saúde e ao ambiente: uma avaliação integrada entre a economia, a saúde pública, a ecologia e a agricultura. 2010. Tese de Doutorado.
WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Health literacy: the solids facts, 2013.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.