CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UFAL: AVANÇOS E DESAFIOS

Autores/as

  • Thaís Telles Queiroz Lira Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • CARNAÚBA, L. B. D. S. M Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Talita de Souza Lins Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Palabras clave:

Extensão, Currículo, Graduação, Licenciaturas

Resumen

Este trabalho busca apresentar um panorama acerca da implementação da extensão como dimensão obrigatória na matriz curricular dos cursos de graduação em licenciatura da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Para tanto, buscamos investigar como a extensão tem sido concebida na referida Universidade, identificando a conjuntura institucional e as diretrizes legais que têm norteado seu fazer extensionista, bem como visamos escrutinar o quantitativo de ações ofertadas, a participação estudantil e as estratégias adotadas para registro das atividades de extensão. A fim de alcançar os objetivos pontuados, lançamos mão de uma abordagem quali-quantitativa, adotando procedimentos da pesquisa documental. Foram analisados dados referentes ao período de 2018 a 2022, tendo em vista que corresponde ao encerramento de um ciclo de 04 anos desde as primeiras iniciativas de curricularização da extensão na UFAL. Tais dados foram extraídos de agosto de 2022 a março de 2023 dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) disponíveis no site institucional e dos sistemas da Universidade (SIGAA e SieWeb). Esperamos que esta pesquisa colabore para o fortalecimento da extensão universitária e para a compreensão do cenário no âmbito da UFAL, com vistas ao delineamento de ações estratégicas e de sua contínua reflexão e aperfeiçoamento.

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Citas

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Publicado

2023-10-11

Cómo citar

Telles Queiroz Lira, T. ., CARNAÚBA, L. B. D. S. M, & de Souza Lins , T. . (2023). CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UFAL: AVANÇOS E DESAFIOS. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 12(15). Recuperado a partir de https://seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/15722

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