INCUBADORA TECNOSOCIAL DE LA UNIDAD UNIVERSITARIA DE LA UERGS EM ERECHIM/RS

INCUBADORA TECNOSOCIAL DE LA UNIDAD UNIVERSITARIA DE LA UERGS EM ERECHIM/RS

Autores/as

  • Zenicleia Angelita Deggerone Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Unidade Universitária em Erechim-RS
  • Katlen Crhistian Tribuzy Bandeira Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Roberto Serena Fontaneli Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Unidade Universitária em Erechim-RS
  • Xandriéli Maria Sbruzzi Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Gabriela Mariga Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Erechim, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Maria Eduarda Fagundes Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Erechim, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Eduarda Crysttna Zortea Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Erechim, Rio Grande do Sul, Brasil

Palabras clave:

Cooperativas, Atividades de Extensão, Identidade Visual, Divulgação

Resumen

Resumen: El objetivo de este trabajo es presentar las actividades realizadas por la Incubadora TecnoSocial de la Universidad Estadual de Rio Grande do Sul (UERGS) en la Unidad Universitaria de Erechim en la asesoría de marketing de la Cooperativa de Desenvolvimento Regional Ltda (COOPERFAMILIA). En términos metodológicos, se trata de un estudio descriptivo que buscó describir las actividades de asesoría realizadas entre abril y diciembre de 2023 con Cooperfamília. La recolección de datos primarios se llevó a cabo a través de la consulta en documentos cooperativos y a través de la investigación de los participantes. Este proyecto de extensión llevó a cabo diferentes actividades de extensión que buscaban promover la difusión de los productos agroalimentarios comercializados por la feria de agricultura familiar, producir una nueva identidad visual que pudiera ser utilizada en las redes sociales y también en documentos corporativos. Finalmente, se destaca que este proyecto de extensión permitió la generación y difusión de nuevos conocimientos para el equipo de extensionistas, así como contribuyó a que la cooperativa, la feria y los productos de la agricultura familiar tuvieran mayor visibilidad en las redes sociales; y para la Universidad, la acción fue decisiva para demostrar su inmersión territorial.

Palabras clave: Actividades de extensión. Cooperativa. Identidad visual. Revelación 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Zenicleia Angelita Deggerone, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Unidade Universitária em Erechim-RS

Doutora em Desenvolvimento Rural (UFRGS) Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sustentabilidade (PPGAS/UERGS) Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3092811041778894 Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4286-4686 ​

Katlen Crhistian Tribuzy Bandeira , Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Professora Orientadora 

Roberto Serena Fontaneli, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Unidade Universitária em Erechim-RS

Professor Orientador 

Xandriéli Maria Sbruzzi, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Acadêmica do Curso de Administração 

Gabriela Mariga, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Erechim, Rio Grande do Sul, Brasil

Acadêmica do Curso de Administração. 

Maria Eduarda Fagundes, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Erechim, Rio Grande do Sul, Brasil

Acadêmica do Curso de Administração.

Eduarda Crysttna Zortea, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Erechim, Rio Grande do Sul, Brasil

Acadêmica do Curso de Administração. 

Citas

ADDOR, F. Extensão tecnológica e Tecnologia Social: reflexões em tempos de pandemia. NAU Social, [S. l.], v. 11, n. 21, p. 395–412, 2020. DOI: 10.9771/ns.v11i21.38644. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/nausocial/article/view/38644. Acesso em: 19 dez. 2023.

ADDOR, F., LARICCHIA, C. Incubadoras tecnológicas de economia solidária: Concepção, metodologia e avaliação – v. 1. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2018.

DEGGERONE, Z. A. et al. Ações da Incubadora Social On-Line da UERGS em Erechim/RS. Extensão em Foco, [S.l.], n. 30, jan. 2023. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/extensao/article/view/84603>. Acesso em: 19 dez. 2023. Doi: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i30.84603.

FRANTZ, W. Desafios à universidade no espaço das práticas sociais. In: BARCELOS, E. S.; RASIA, P. C.; SILVA, E. W. (Org.). Economia solidária: sistematizando experiências. Ijuí, RS: Editora Unijuí, 2010.

FRANCO, É. S.; MINCIOTTI, S. A. Marketing de Relacionamento como alternativa à propaganda: um estudo exploratório. CLADEA, Porto Alegre/RS, 2002.

FROTA, M. B.; et al. Incubadoras tecnossociais de empreendimentos de economia solidária: Apontamentos sobre a articulação do ensino, da pesquisa e da extensão universitária. Mundo do Trabalho Contemporâneo, v. 2, n. 1, p. 156-171, 18 out. 2017.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

GUIMARÃES, F. C. Desafios e oportunidades enfrentados pela INTECOOP UNIFEI: um

estudo de caso. In: VI Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade. 2015. Disponível em: http://www.rio2015.esocite.org/resources/anais/5/1431541699_ARQUIVO_Resumo-

ExpandidodoTrabalhodoMestrandoDTecSUNIFEIFabianoClareteGuimaraes.pdf. Acesso em: 05 jan. 2022.

MARIGA, G. et al. Ações da incubadora social on-line da UERGS em Erechim: assessoria em marketing digital para empreendimentos da agricultura familiar. In: Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Uergs (SIEPEX), 10, 2021. Anais…Porto Alegre: UERGS, 2021. Disponível em: http://pev-proex.uergs.edu.br-/index.php/xsiepex/article/view/3277/645. Acesso em: 19 dez. 2023.

INSTITUTO DE TECNOLOGIA SOCIAL (ITS). Incubação de Cooperativas Populares e de Empreendimentos Econômicos Solidários. 2010. Disponível em: https://docs.wixstatic.com/ugd/85fd89_ deffb7e690e84956ad5a19c94be406b3.pdf. Acesso em: 6 nov. 2023.

KNECHTEL, M. R. Metodologia da pesquisa em educação: uma abordagem teórico-prática dialogada. Curitiba, PR: Intersaberes, 2014.

KOTLER P. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Prentice Hall; 2005.

KOTLER, P; KELLER, K. L. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson, 2012. Disponível em: https://jonasjr.wordpress.com/2013/01/02/livroadministracao-de-marketing-de-kotler-e-keller-pdf/ Acesso em: 19 dez. 2023.

KOTLER, P; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2017

LOVATTO, A. B, et al. Relacionamento e fidelização entre agricultores e consumidores em grupos de venda direta de alimentos agroecológicos em Florianópolis-SC. Revista de Economia e Sociologia Rural, v. 59, n. 3, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/resr/a/D7vBgHfjLX8qzXMxvRQq-PfS/?lang=pt#. Acesso em: 30 abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9479.2021.227676.

MARTINS, J. R. Branding. O manual para você criar, gerenciar e avaliar marcas. São Paulo: GlobalBrands, 3. ed, 2006.

MAYER GRANADOS, E. L. et al. Entrepreneurship and economic growth: The Mexican business incubator system. Revista de Ciencias Sociales, v. 26, n. 1, p. 107–127, 2020.

MONTEIRO NETO, M.. O cide em sua experiência emergente. In: LEAL, S.; PIRES, S. Oliveira (Orgs.). As incubadoras de empresas pelos seus gerentes: uma coletânea de artigos 2 v. Brasília: ANPROTEC, 2001, p. 111-130.

ODS - OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Plataforma Agenda 2030. Acelerando as transformações para a Agenda 2030 no Brasil, 2015. Disponível em: <http://www.agenda2030.com.br/>. Acesso em: 19 dez. 2023.

PEÓN, M. L. Sistemas de Identidade Visual. Rio de Janeiro: 2AB, 2009.

PRIM, M. A. Elementos constitutivos das redes de colaboração para inovação social

no contexto de incubadoras sociais. Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Florianopolis, 2017.

RAMOS DOS SANTOS, J. A.; PHILIPPI, D. A. Benefícios e desafios de atuação da incubadora tecnológica de cooperativas populares da UFMS: o caso da Feira Agroecológica. In: Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente (ENGEMA), 19, 2017. Anais… São Paulo: USP, 2017. Disponível em: http://engemausp.submissao.com.br/19/anais/arquivos/152.pdf. Acesso em: 19 dez. 2023.

RIBEIRO, A. C. S.; ANDRADE, E. P. de. Modelo de gestão para incubadora de empresas sob a perspectiva de metodologias de gestão apoiadas em rede: o caso da incubadora de empresas de base tecnológica da Universidade Federal Fluminense. Organização & Estratégia, v. 4, n. 1, p. 71-90, 2008.

SANTA-RITA, C.; BAÊTA, A.. Desenvolvimento regional e empreendedorismo internacional: como atuam as incubadoras no Brasil. Gestão & Tecnologia, v. 5, n. 2, 2005.

SOUZA PINHO, B.; GAMA DOS SANTOS, Z. J. C. ; ALVES SILVA, G.. O estímulo às cadeias alimentares alternativas: a ação da incubadora de empreendimentos solidários da UFOPA. Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão, v. 5, n. 9, p. 30-46, 2021.

REZ, C. A. Os 8 Ps do marketing digital: o seu guia estratégico de marketing digital. São Paulo: Novatec, 2012.

ROSSI, F. D. Guia Didático do Design Thinking: uma metodologia ativa para estimular a criatividade, a inovação e o empreendedorismo em sala de aula. Disponível em: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572344. Acesso em: 19 dez. 2023.

RODRIGUES, A. L. L. et al. Contribuições da extensão universitária na sociedade. Cadernos de Graduação – Ciências Humanas e Sociais - UNIT, v.1, n.16, p.141-148, 2013.

ROCK CONTENT. Marketing de Conteúdo: Primeiros Passos – Como gerar mais negócios através da geração de conteúdos. 2017. Disponível em <http://materiais.rockcontent.com/ebook-Marketing-conteudo-primeiros-passos> Acesso em: 19 dez. 2023.

TASKIN, L.; RAONE, J.; VAN BUNNEN, G. Institutionnalisation et dérive des entreprises sociales: Le cas des incubateurs sociaux en Wallonie. In: Economies et sociétés. Série K, Economie de l’Entreprise, v. XLVII, n.22, p. 93-122, 2013.

TORRES, C. Guia Prático de Marketing na Internet para Pequenas Empresas: Dicas para posicionar o seu negócio e conquistar novos clientes na Internet. São Paulo, Novatec Editora, 2010.

VANNUCCHI, A. A Universidade comunitária: o que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 2004.

Publicado

2024-10-18

Cómo citar

Deggerone, Z. A., Tribuzy Bandeira , K. C., Fontaneli, R. S., Sbruzzi, X. M., Mariga, G., Fagundes, M. E., & Zortea, E. C. (2024). INCUBADORA TECNOSOCIAL DE LA UNIDAD UNIVERSITARIA DE LA UERGS EM ERECHIM/RS : INCUBADORA TECNOSOCIAL DE LA UNIDAD UNIVERSITARIA DE LA UERGS EM ERECHIM/RS . REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 13(20). Recuperado a partir de https://seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/17818

Artículos similares

<< < 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.