O PROJETO "A CULTURA CORPORAL"

INTERVENÇÕES DO PIBIP-AÇÃO NO LAR SÃO DOMINGOS, CIDADE DE MACEIÓ-AL

Autori

  • Marcus Vinicius SILVA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Parole chiave:

Cultura Corporal, Inclusão Social, Educação Física

Abstract

Este estudo teve o objetivo de descrever a experiência dos discentes da UFAL, no projeto de extensão PIBIP-AÇÃO “A Cultura Corporal” em desenvolvimento no Lar São Domingos. A metodologia utilizada foi do tipo pesquisa ação, muito empregada em diversas áreas do conhecimento, especialmente na educação, saúde e meio ambiente. A partir disso os resultados que ainda parciais mostram que as crianças apresentam comportamentos agressivos entre eles próprios. Com isso conclui-se que é de suma importância a participação dos mesmos no projeto, uma vez que a aquisição de bons hábitos pelas atividades incitará atitudes positivas em suas vidas para o bom convívio social.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Marcus Vinicius SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Riferimenti bibliografici

AHMED J. U. Research Action: a new look. Kasbit Bussiness Journal, 2009. 2(1e2): 19-32. A história do Jiu-Jitsu. Disponível em: < http://www.graciemag.com/pt/historiado-jiu-jitsu/>. Acesso em: 27 mar. 2015.

BAPTISTA, C. F. dos S. Judô: da escola à competição. 3ª ed. Rio de Janeiro: Editora Sprint, 2003. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Linguagens Códigos e suas Tecnologias, Educação Física. (Ensino médio) Ministério da Educação, 2000. BRASIL.

Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1997. COLETIVOS DE AUTORES. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez, 1992.

DAOLIO, J. Da Cultura do Corpo. Coleção Corpo e Motricidade. Campinas, SP: Papirus, 1995.

DIAS, A. L. Generalidades didáticas aplicadas no Judô. Disponível em: < http://www.fpj.com.br/artigos/artigos.php?id=tema02.htm > Acesso em 27 mar 2015.

FARINATTI, P. T. V. Criança e atividade física. Rio de Janeiro: Editora Sprint, 1995.

FREIRE, J. B. Educação de Corpo Inteiro: Teoria e Prática da Educação Física. 5ª ed. São Paulo: Scipione, 2009.

História Jiu-jitsu. Disponível em: . Acesso em: 27 mar. 2015.

HUIZINGA, J. Homo Ludens. 2ª ed, São Paulo: Perspectivas, 1980.

LAKATOS, E. M. & MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. (6ª ed.). São Paulo: Atlas Editora, 2006.

LE BOULCH, J. O desenvolvimento psicomotor desde o nascimento até os seis anos. Porto Alegre: Editora Artes Médicas, 1982. Apud MATTOS, 2000.

LIMA, L. M. S. O Tao da Educação: A filosofia oriental na escola ocidental. São Paulo: Editora Ágora, 2000.

LEIF, J. & BRUNELLE, L. O jogo pelo jogo. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. LINS, S. C. G. Kung fu Dakaru, Disponível em: Acesso em 13 de Fev de 2015.

MATARUNA, L. Observação dos padrões de lateralidade de Judocas como elementos do Estrategismo Esportivo. Disponível em: < http://www.cbj.com.br/blogs/49/observa%C3%A7%C3%A3o-dospadr%C3%B5es-de-lateralidade-de-judocas-como-elementos-do-estrategismoesportivo.html > Acesso em 27 mar de 2015.

MATTOS, M. G. de. Educação Física Infantil: Construindo o movimento na escola. 5.ed. São Paulo: Editora Phorte, 2005. PIAGET, J. A formação do símbolo na criança. 3ª ed, Rio de Janeiro: Zahar, 1983.

_______________. O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1978b. SILVA, S. P. J. A. Origem do Kung fu Shaolin, Disponível em: Acesso em 10 de Jan de 2015.

TANI, G. Educação vida e movimento. In Anais do Congresso Mundial de Educação Física da AIESEP – 1997. Rio de Janeiro: Universidade Gama Filho.

THIOLLENT M. Metodologia da pesquisa-ação.18ed. São Paulo: Cortez; 2011.

TOLEDO R. F. Pesquisa ação nas áreas da educação, saúde e ambiente: um panorama do desenvolvimento nas universidades estaduais paulistas. Seminário: Pesquisa ação na interface educação, saúde e ambiente. São Paulo: FSPUSP; 2011.

VELLY, A. N. História do Judô. Disponível em: < http://www.cbj.com.br/historia_do_judo/ > Acesso as: 16h36min. VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

WEIL, P. & ROLAND, T. O corpo fala: a linguagem silenciosa da comunicação não-verbal. Petrópolis (RJ): Vozes Editora, 2001.

Pubblicato

2023-02-28

Come citare

SILVA, M. V. (2023). O PROJETO "A CULTURA CORPORAL" : INTERVENÇÕES DO PIBIP-AÇÃO NO LAR SÃO DOMINGOS, CIDADE DE MACEIÓ-AL. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 12(13). Recuperato da https://seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/9489

Articoli simili

<< < 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.