SIMULAÇÕES DE CONSULTAS EM LABORATÓRIOS DE MONITORIA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Saúde da Criança e do Adolescente, Monitoria, Processo ensino-aprendizagem.Resumo
A monitoria é uma modalidade que fomenta a formação do aluno nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, constituindo importante instrumento para a melhoria do ensino de graduação. Este trabalho objetiva relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem sobre a utilização de simulações realísticas em laboratórios de monitoria. Trata-se de um estudo descritivo e qualitativo do tipo relato de experiência acerca da vivência das monitoras do módulo de Saúde da Criança e do Adolescente por meio da utilização de casos clínicos elaborados para simulação de consultas. A utilização de casos clínicos e a simulação realística colaboraram para o desenvolvimento de habilidades técnicas, fortalecimento do raciocínio clínico, desenvolvimento de habilidades para realização do Processo de Enfermagem, além de melhora na capacidade de comunicação com o paciente e a família. Logo, a estratégia fomentou o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o horizontal, colocando o discente como centro desse.
Downloads
Referências
FARIA, Bárbara Caroline Dias. AMARAL, Clésio Gontijo do. O uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem em pediatria: uma revisão narrativa. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 45, p. 076. 2021.
FARIA, Joelma P. A monitoria como prática colaborativa na universidade. Dissertação de mestrado (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2003.
MATOSO, Leonardo Magela Lopes. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor: um relato de experiência. Rev. Catussuba: Mossoró, v. 3, n. 2, p. 77- 83, 2014. Disponível em: https://repositorio.unp.br/index.php/catussaba/article/view/567. Acesso em: 26 jan. 2023.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.