Discriminação Contra Jovens Lésbicas em Contexto Escolar

Autores

  • Liliana Rodrigues CIS-IUL, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa
  • João Manuel de Oliveira Universidade do Porto
  • Conceição Nogueira Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.28998/lte.2015.n.1.1808

Palavras-chave:

discriminação, jovens lésbicas, escola, cidadania

Resumo

O presente artigo teve como objetivo elaborar uma resenha teórica sobre a forma como as escolas e seus/suas profissionais se posicionam relativamente à cidadania de jovens lésbicas. Em primeiro lugar, apresentámos as características do ambiente escolar para os/as jovens lésbicas, gays, bissexuais e transgénero. Depois, mostrámos como as pessoas com orientações sexuais e identidades de género não normativas são vistas e reconhecidas pelos seus pares e pelos/as professores/as, auscultando, em particular, as experiências de jovens lésbicas no contexto escolar. Por fim, discutimos sobre o modo como podemos contribuir para uma escola mais inclusiva que fomente a diversidade e a cidadania ativa de jovens lésbicas.

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Publicado

2018-05-15

Como Citar

RODRIGUES, Liliana; OLIVEIRA, João Manuel de; NOGUEIRA, Conceição. Discriminação Contra Jovens Lésbicas em Contexto Escolar. Latitude, Maceió-AL, Brasil, v. 9, n. 1, 2018. DOI: 10.28998/lte.2015.n.1.1808. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/1808. Acesso em: 1 set. 2024.

Edição

Seção

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