Impactos e transformações no cotidiano das comunidades acadêmicas de Alagoas em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.28998/lte.2020.n.1.10609Keywords:
Covid-19, Distanciamento Social, Instituições de Ensino Superior, Tecnologias da Informação e da Comunicação, Transformações Socioculturais,Abstract
A pandemia do novo coronavírus, bem como os protocolos adotados em razão dela, trouxe inúmeras demandas por adaptações, impactando nas rotinas de diferentes grupos e instituições, nas mais diversas regiões do país e do mundo. Este artigo tem por objetivo discutir e analisar alguns dos principais impactos do protocolo de distanciamento social adotado no Brasil sobre o cotidiano dos/as integrantes das comunidades acadêmicas do estado de Alagoas. Os dados apresentados ao longo do trabalho tiveram por base uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa, que contou com um formulário digital respondido por estudantes, docentes, técnicos/as e outros/as colaboradores/as das Instituições de Ensino Superior do estado. As reflexões suscitadas destacam a vivência de diversas dificuldades, desde as ocasionadas pelos impactos econômicos, até prejuízos em termos de produtividade para o trabalho/estudo, em um cenário instável que demanda adaptações diversas, mediadas pelas tecnologias da informação e da comunicação e que promovem a compressão do espaço e do tempo. O momento vem acelerar um processo de mudança sociocultural em curso, causando instabilidade e produzindo diferentes desafios para as Instituições de Ensino Superior, com vistas a acolherem e incluírem suas comunidades nesse novo cenário.
Abstract
The new coronavirus pandemic, as well as the protocols adopted because of it, brought numerous demands for adaptations, impacting the routines of different groups and institutions in the most diverse regions of the country and the world. This article aims to discuss and analyze some of the main impacts of the social distancing protocol adopted in Brazil on the daily lives of members of academic communities in the state of Alagoas. The data presented throughout the work was based on a qualitative and quantitative research, which included a digital form answered by students, teachers, technicians and other collaborators from the Higher Education Institutions of the state. The reflections raised highlight the experience of several difficulties, from those caused by economic impacts, to losses in terms of productivity for work / study, in an unstable scenario that requires different adaptations, mediated by information and communication technologies and that promote compression of space and time. The moment comes to accelerate an ongoing process of socio-cultural change, causing instability and producing different challenges for Higher Education Institutions, with a view to welcoming and including their communities in this new scenario.
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