O currículo pelos professores: práticas de ensino de Sociologia no Ensino Médio em Porto Alegre

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/lte.2021.n.Esp..11307

Palabras clave:

Currículo escolar, Ensino da Sociologia, Currículo usual, Sociologia viva

Resumen

O estudo analisa como professores que ministram a disciplina Sociologia, em escolas de Porto Alegre, praticam a Sociologia Escolar e como eles concebem o currículo que planejam e aplicam, considerando que nem sempre os professores ministrantes são Licenciados em Ciências Sociais. A pesquisa foi baseada em 54 entrevistas com professores que lecionam Sociologia em 47 escolas, onde foram coletados também os planos de ensino aplicados. O estudo revisou princípios das orientações e dos referenciais curriculares oficiais como parâmetro para comparar o “currículo ideal” com o “currículo usual” aplicado nas escolas pelos professores.

Abstract

The study analyzes how teachers who teach the discipline Sociology in schools in Porto Alegre practice the School Sociology and how they design, plan and apply the curriculum, considering that teachers who teach the discipline in schools are not always Licensed in Social Sciences. The research was based on interviews with 54 teachers of Sociology in 47 schools, where the applied teaching plans were also collected. The study reviewed the principles of the official curricular guidelines and references as a parameter to compare the “ideal curriculum” with the “usual curriculum” applied in schools by teachers.


Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daniel Gustavo Mocelin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, lotado no Departamento de Sociologia e integrante do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Sociologia. Líder do Laboratório Virtual e Interativo de Ensino de Ciências Sociais (LAVIECS/UFRGS/CNPq)

Citas

BOURDIEU, Pierre; CHAMBOREDON, Jean-Claude; PASSERON, Jean-Claude. Ofício de sociólogo: Metodologia da pesquisa na Sociologia. Petrópolis: Vozes, 2004.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Básica 2019: Resumo Técnico. Brasília: INEP, 2020a.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Básica 2019: Resumo Técnico do Estado do Rio Grande do Sul. Brasília: INEP, 2020b.

BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências Humanas e suas tecnologias. Coordenando por Amaury Cesar Moraes, Nelson Dácio Tomazi e Elisabeth da Fonseca Guimarães. Brasília: Ministério da Educação/SEB/MEC/DPEM, 2006.

BODART, Cristiano das Neves. Prática de ensino de Sociologia: as dificuldades dos professores alagoanos. Londrina, Mediações, v. 23, n. 2, p. 455-491, mai./ago. 2018.

BODART, Cristiano das Neves; TAVARES, Caio dos Santos. Quando o assunto é Sociologia escolar: estado da arte nos periódicos de estratos superiores nas áreas de Ciências Sociais, Educação e Ensino. Revista de Ciências Sociais. Fortaleza, v.51, n.1, p. 353-396, 2020.

BRUNETTA, Antonio Alberto. O ensino de Sociologia e a metodologia de ensino [verbete]. In: BRUNETTA, Antonio Alberto; BODART, Cristiano das Neves; CIGALES, Marcelo Pinheiro. Dicionário do Ensino de Sociologia. Maceió-AL: Editora Café com Sociologia, 2020. pp. 229-233.

CAREGNATO, Célia Elizabete; CORDEIRO, Victoria Carvalho. Campo Científico-Acadêmico e a Disciplina de Sociologia na Escola. Porto Alegre, Educação & Realidade, v. 39, n. 1, p. 39-57, jan./mar. 2014.

CIGALES, Marcelo Pinheiro. Dilemas da sociologia no Brasil: análise sobre os manuais escolares de Amaral Fontoura e Fernando de Azevedo. São Paulo, Alabastro, v. 2, n. 4, p. 65-78, 2014.

GIDDENS, Anthony. Sociologia. Porto Alegre, Artmed, 2005.

GUIMARÃES, Elisabeth da Fonseca. As orientações curriculares nacionais, a formação dos professores e as licenciaturas em Ciências Sociais. In: MIRHAN, Lejeune (Org.). Sociologia no Ensino Médio: desafios e perspectivas. São Paulo: Ed. Anita Garibaldi, 2015.

IANNI, Octávio. O ensino das ciências sociais no 1º e 2º graus. Palestra proferida em 1985. Cad. Cedes. Campinas, vol. 31, n. 85, p. 327-339, 2011.

LAHIRE, Bernard. Viver e interpretar o mundo social: para que serve o ensino da sociologia? Revista de Ciências Sociais. Fortaleza, v. 45, n. 1, pp. 45-61, 2014.

MILLS, Charles Wrigth. A imaginação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1965.

MOCELIN, Daniel Gustavo; RAIZER, Leandro. Ensino da sociologia no Rio Grande do Sul: histórico da disciplina, formação do professor e finalidade pedagógica. Revista Brasileira de Sociologia. Sociedade Brasileira de Sociologia, v. 2, n. 3, p. 101-127, 2014.

MOCELIN, Daniel Gustavo. O ensino de Sociologia e o seu campo [verbete]. In: BRUNETTA, Antonio Alberto; BODART, Cristiano das Neves; CIGALES, Marcelo Pinheiro. Dicionário do Ensino de Sociologia. Maceió-AL: Editora Café com Sociologia, 2020. pp. 57-62.

MORAES, Amaury Cesar. O ensino da Sociologia e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) [verbete]. In: BRUNETTA, Antonio Alberto; BODART, Cristiano das Neves; CIGALES, Marcelo Pinheiro. Dicionário do Ensino de Sociologia. Maceió-AL: Editora Café com Sociologia, 2020. pp. 259-264.

MORAES, Amaury Cesar. O ensino de sociologia: mediação entre o que se aprende na universidade e o que se ensina na escola. Teoria e Cultura, v. 12, n. 1, p. 21-33, 2017.

MORAES, Amaury Cesar. Ciência e ideologia na prática dos professores de Sociologia no ensino médio: da neutralidade impossível ao engajamento indesejável, ou seria o inverso? Educação e Realidade. Porto Alegre, Vol. 39, n. 1, p. 17-38, 2014.

MORAES, Amaury Cesar; GUIMARÃES, Elisabeth da Fonseca. Metodologia de ensino de Ciências Sociais: relendo as OCEM-Sociologia. In: MORAES, Amaury Cesar de (Coord.). Sociologia: ensino médio. Brasília: MEC/SEB, 2010. pp. 45-62.

OLIVEIRA, Amurabi; CIGALES, Marcelo Pinheiro. A pesquisa como princípio pedagógico no ensino de Sociologia: uma análise a partir dos livros selecionados no PNLD 2015. Ciências Sociais Unisinos. São Leopoldo, v. 51, n. 3, p. 279-289, set/dez., 2015.

PARMIGIANI, Jacqueline; DOMBROWSKI, Osmir. O alfabetismo sociológico: uma contribuição para o debate sobre o ensino de sociologia. Tempo da Ciência. Toledo-PR, v. 20, n. 40, p. 191-208, 2013.

PEREIRA, Luiza Helena; AMARAL, Jonathan Henriques do. A Sociologia no Ensino Médio em Porto Alegre-RS. Londrina, Cient., Ciênc. Human. Educ., v. 11, n. 1, p. 15-22, Jun. 2010.

PIMENTA, Rosangela Duarte. Ensino e pesquisa: do pedágio ao trânsito livre. In: J. RAMALHO; R. SOUZA (Orgs.), PIBID: memórias de iniciação à docência. Campina Grande, Editora UFCG, 2013. pp. 211-222.

RAIZER, Leandro; MEIRELLES, Mauro; PEREIRA, Thiago Ingrassia. Escolarizar e/ou educar? As perspectivas do ensino de Sociologia na educação básica. Pensamento Plural. Pelotas, n. 2, p. 105-123, 2008.

RAIZER, Leandro; MOCELIN, Daniel Gustavo. Concepções político-ideológicas e didático-pedagógicas dos participantes do IV ENESEB. Ciências Sociais Unisinos. São Leopoldo, v. 5, n. 3, p. 316-329, 2015.

RIO GRANDE DO SUL. Departamento Pedagógico da Secretaria de Estado da Educação. Referenciais Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul: Área de Sociologia. IN: Lições do Rio Grande. Organizado por Enno Dagoberto Liedke Filho. Porto Alegre: SEDUC-RS, 2009.

SANTOS, Mário Bispo dos. O PIBID na área de ciências sociais: condições epistemológicas e perspectivas sociológicas. Revista Brasileira de Sociologia, v. 2, n. 3, p. 55-79, 2014.

SILVA, Ileizi Luciana Fiorelli. Das Fronteiras Entre Ciência e Educação Escolar: as configurações do ensino das Ciências Sociais/Sociologia no Estado do Paraná (1970-2002). Porto Alegre: Cirkula, 2016.

SILVA, Ileizi Luciana Fiorelli. O ensino das Ciências Sociais/Sociologia no Brasil: histórico e perspectivas. In: MORAES, Amaury Cesar de (Coord.), Sociologia: ensino médio. Brasília: MEC/SEB, 2010. pp. 15-44.

Publicado

2021-01-25

Cómo citar

MOCELIN, Daniel Gustavo. O currículo pelos professores: práticas de ensino de Sociologia no Ensino Médio em Porto Alegre. Latitude, Maceió-AL, Brasil, v. 14, n. Esp., p. 62–89, 2021. DOI: 10.28998/lte.2021.n.Esp.11307. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/11307. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artículos similares

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.