Para Além do Mito da Democracia Racial: A Questão Educacional no Pensamento de Gilberto Freyre

Autores/as

  • Amurabi Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.28998/lte.2016.n.1.2050

Palabras clave:

Gilberto Freyre, Pensamento Social Brasileiro, Raça e Educação, Antropologia da Educação, Antropologia Brasileira.

Resumen

 Apesar da constante revisão que o legado de Gilberto Freyre (1900-1987) tem recebido nos últimos anos, há um aspecto em sua obra ainda pouco explorado: a questão educacional. O que pode ser compreendido a partir de dois aspectos: a atuação de Freyre no campo educacional, e a presença da questão educacional ao longo de sua vasta obra, ainda que de forma dissolvida. Neste artigo proponho-me a analisar a questão educacional no pensamento de Freyre a partir de dois aspectos: o primeiro remete a como que a questão educacional se apresenta em seu trabalho, o que incluirá também uma breve contextualização sobre sua atuação nesse campo; o segundo seria uma reflexão sobre como a relação entre raça e educação aparece em sua obra.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Amurabi Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atuando em seu Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política. Pesquisador do CNPq.

Citas

BASTOS, Elide Rugai. As Criaturas de Prometeu: Gilberto Freyre e a formação da sociedade brasileira. São Paulo: Global, 2006.

BOMENY, Helena. Os Intelectuais da Educação. Rio de Janeiro: Zahar Ed, 2003.

BRASIL. Lei nº 10.639 de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. . Diário Oficial da União, Brasília, 10 de janeiro 2003.

BURKE, Peter. Gilberto Freyre e a nova história. Tempo soc., v. 9, n. 2, p.1-12, 1997.

CARDOSO, Fernando Henrique. Pensadores que Inventaram o Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

FREYRE, Gilberto. Casa Grande & Senzala: formação da família brasileira sob o regime da economina patriarcal. São Paulo: Global, 2005.

______. Como e porque sou e não sou sociólogo. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1968.

______. Interpretação do Brasil: aspectos da formação social brasileira como processo de amalgamento de raças e culturas. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

______. Novo Mundo nos Trópicos. São Paulo: Global, 2011.

______. O Anarquista de Apipucos. [15 de março, 1980]. Recife: Parceiros do Tempo. Entrevista concedida a Lêda Rivas. Disponível em <http://bvgf.fgf.org.br/portugues/vida/entrevistas/anarquista.html> último acesso em 16 de jun. de 2015.

______. O Estudo das Ciências Sociais nas Universidades Americanas. Recife: Edições Momento, 1934.

______. Ordem & Progresso: processo de desintegração das sociedades patriarcal e semipatriarcal no Brasil no Brasil sob o regime de trabalho livre: aspectos de um quase meio-século de transição do trabalho escravo para o trabalho livre; e da monarquia para a república. São Paulo: Global, 2004.

______. Palavras às Professoras Rurais do Nordeste. Recife: Secretaria de Educação e Cultura, 1957.

______. Palavras Repatriadas. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2003.

______. Problemas Brasileiros de Antropologia. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1973.

______. Sobrados & Mucambos: decadência do patriarcado e desenvolvimento do urbano. Global: São Paulo, 2006.

______. Sociologia: introdução ao estudo dos seus princípios. São Paulo: Global, 2009.

______. Vida Social no Brasil nos Meados do Século XIX. São Paulo, 2008.

GUSMÃO, Neusa Maria Mendes. Entrelugares: antropologia e educação no Brasil. Revista Educação (UFSM). V, 34, n. 1, p. 29-46, 2009.

LEHMANN, David. Gilberto Freyre: a reavaliação prossegue. Horiz. antropol., v. 14, n. 29, p.369-385, 2008.

LARRETA, Enrique Rodriguez; GIUCCI, Guillermo. Gilberto Freyre: uma biografia cultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

MEUCCI, Simone. Artesania da sociologia no Brasil: contribuições e interpretações de Gilberto Freyre. Curitiba: Appris, 2015a.

______. Gilberto Freyre no comando do Centro Regional de Pesquisas Educacionais do Recife: o debate sobre educação (1957-1964). Sociologia & Antrolopologia, v. 5, n.1, p. 129-155, 2015b.

MOTTA, Roberto. Élide, Gilberto, Imagismo e Língua de Universidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 24, n. 69, p. 185-206, 2009.

______. Paradigmas de Interpretação das Relações Raciais no Brasil. Estudos Afro-Asiáticos, s/v, n. 38, p. 113-134, 2000.

______. Reação a Max Weber no Pensamento Brasileiro: O Caso de Gilberto Freyre. Estudos de Sociologia, v., 13, n. 1, p. 185-206, 2008.

MOTTA, Roberto; FERNANDES, Marcionilia. “Gilberto Freyre, um enigma genealógico". In:______; ______ (Ogs.) Gilberto Freyre: região, tradição, trópico e outras aproximações. Rio de Janeiro: Instituto Miguel de Cervantes. p. 11-36, 2013.

PALLARES-BURKE, Maria Lúcia. Gilberto Freyre – um vitoriano nos trópicos. São Paulo: Editora UNESP, 2005.

PALLARES-BURKE, Maria Lúcia; BURKE, Peter. Repensando os Trópicos: um retrato intelectual de Gilberto Freyre. São Paulo: Editora UNESP, 2009.

OLIVEIRA, Amurabi. A Meninice no Pensamento de Gilberto Freyre. Política & Trabalho, s/v, n. 43, p. 203-218, 2015a.

______. A Relação entre Raça e Educação na Obra de Gilberto Freyre. Universitas Humanisticas, v. 81, n. 81, p. 305-329, 2016.

______. Educação e Pensamento Social Brasileiro: alguns apontamentos a partir de Florestan Fernandes e Gilberto Freyre. Revista de Ciências Sociais , v. 45, n. 1, p. 15-44, 2014.

______. O lugar da antropologia na formação docente: um olhar a partir das escolas normais. Pro-Posições, v. 2, n. 2, p. 27-40, 2013.

SILVA, Graziella Moraes Dias da. Sociologia da Sociologia da Educação: caminhos e desafios de uma policy science no Brasil (1920-1979). Bragança Paulista: EDUSF, 2002.

VILLAS BOAS, Glaucia. Mudança Provocada: passado e futuro no pensamento sociológico brasileiro. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

Publicado

2018-05-15

Cómo citar

OLIVEIRA, Amurabi. Para Além do Mito da Democracia Racial: A Questão Educacional no Pensamento de Gilberto Freyre. Latitude, Maceió-AL, Brasil, v. 10, n. 1, 2018. DOI: 10.28998/lte.2016.n.1.2050. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/2050. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.