O Ensino de Sociologia no currículo integrado: o que nos diz a experiência docente com a disciplina nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs)

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DOI :

https://doi.org/10.28998/lte.2021.n.Esp..11310

Mots-clés :

Sociologia, Ensino, Educação, Currículo Integrado,

Résumé

O presente artigo busca refletir acerca do papel exercido pelo Ensino de Sociologia no currículo do Ensino Médio-técnico integrado ao Ensino Médio. Para isto, tomaremos como ponto de análise como essa relação se consolida nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs). Para tal, refletiremos sobre a formação da rede e seus pressupostos teórico-metodológicos, a consolidação ainda em curso do Ensino Médio-técnico integrado e o papel das ciências humanas e sociais no currículo. Enfocaremos primordialmente nas discussões sobre a presença do Ensino de Sociologia nestes currículos de forma a capturar percepções sobre o papel da disciplina e o seu potencial, por meio de questionários aplicados a professores que a lecionam na Rede IF. De antemão, podemos dizer que a relação do Ensino de Sociologia, com os currículos integrados, permanece tensa sob alguns aspectos, apesar de termos mais de uma década de criação dos IFETs e da consolidação da Sociologia na escola. Tentaremos pensar em possíveis caminhos para o equacionamento das questões mais candentes que se relacionam à permanência da disciplina no currículo dos Institutos Federais.

Abstract

This article seeks to reflect on the role played by the Teaching of Sociology in the curriculum from technical high school integrated. For this, we will take as a point of analysis how this relationship is consolidated in the Federal Institutes of Education, Science and Technology (IFETs). To this end, we will reflect on the formation of the network and its theoretical-methodological assumptions, the ongoing consolidation of integrated technical and secondary education and the role of human and social sciences in the curriculum. We will focus primarily on discussions about the presence of Teaching Sociology in these curricula in order to capture perceptions about the role of the discipline, through questionnaires applied to teachers who teach it in the IF Network. In advance, we can say that the relationship between the teaching of Sociology and the integrated curricula remains tense in some aspects that we will explore and that, despite having both more than a decade of creation of the IFETs and the consolidation of Sociology at school. In this sense, we will try to think of possible ways to solve the most burning questions in the sense of thinking about the permanence of the discipline in the curriculum of the Federal Institutes.


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Vinícius Carvalho Lima, Instituto Federal do Rio de Janeiro

professor de sociologia do quadro permanente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Graduado e licenciado em Ciências Sociais (IFCS), especialista em Ensino de Sociologia (FE) e mestre em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR), pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutor em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Integra, como pesquisador, o Grupo de Pesquisa Interdisciplinar de Culturas e Linguagens (IECL/IFRJ) e o Laboratório de Ensino de Sociologia Florestan Fernandes (LABES-FE/UFRJ). Tem experiência em pesquisa nas área ensino de sociologia e sociologia urbana, atuando nas seguintes temáticas: ensino de sociologia, institucionalização da sociologia no Brasil, juventude, direitos humanos, periferia urbana e movimentos sociais.

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Publié-e

2021-01-25

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LIMA, Vinícius Carvalho. O Ensino de Sociologia no currículo integrado: o que nos diz a experiência docente com a disciplina nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs). Latitude, Maceió-AL, Brasil, v. 14, n. Esp., p. 90–114, 2021. DOI: 10.28998/lte.2021.n.Esp.11310. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/11310. Acesso em: 24 nov. 2024.

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