História, teoria social e método de investigação de perpetradores no Nacional-Socialismo: um estudo sobre tipologias

Autores/as

  • Helgard Kramer Instituto de Sociologia da Universidade Livre de Berlim

DOI:

https://doi.org/10.28998/lte.2007.n.2.74

Palabras clave:

Médicos no Nacional-Socialismo, Tipologias de perpetradores no Nacional-Socialismo, Gênero e Nacional-Socialismo, Socialização profissional, , autoritarismo e cultura política na Alemanha nazista

Resumen

Este artigo analisa resultados da pesquisa social e histórica sobre perpetradores no Nacional-Socialismo, focando especialmente a atuação e as biografias de médicos da SS em Auschwitz. Verificou-se que importantes marcos na pesquisa foram determinados por arranjos entre os gêneros na Alemanha nazista, em que homens (e mulheres) foram biograficamente situados em termos de relações autoritárias (formuladas pela teoria do caráter autoritário da Escola de Frankfurt). A pesquisa revelou que não há apenas um tipo de perpetrador do holocausto. Motivações, atitudes e comportamentos dos perpetradores foram avaliados a partir de um modelo de interpretação que identificou severas deformações na socialização profissional de médicos (e de outros grupos ocupacionais) atuantes no Nacional-Socialismo, ao lado de uma específica ausência de autonomia política, característica da mentalidade alemã. Ao reconstruir aspectos históricos da sociedade alemã e descrever diferentes tipos de perpetradores a partir de uma perspectiva interdisciplinar, este artigo discute a aplicação e o valor explicativo dessas tipologias.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Helgard Kramer, Instituto de Sociologia da Universidade Livre de Berlim

Helgard Kramer estudou Filosofia, Sociologia e Ciência Política na Universidade de Frankfurt (a. M.). Doutorou-se em 1978 e preparou sua "Habilitation" pela Universidade de Frankfurt, em 1990. Desde 1993 é professora do Instituto de Sociologia da Universidade Livre de Berlim. 

Publicado

2010-11-14

Cómo citar

KRAMER, Helgard. História, teoria social e método de investigação de perpetradores no Nacional-Socialismo: um estudo sobre tipologias. Latitude, Maceió-AL, Brasil, v. 1, n. 2, 2010. DOI: 10.28998/lte.2007.n.2.74. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/74. Acesso em: 9 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.