O rock neofascista brasileiro e o surgimento de uma cena musical extremista

Autori

  • Pedro Carvalho Oliveira Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.28998/lte.2018.n.1.5141

Parole chiave:

Rock neofascista, cena musical, política.

Abstract

O presente artigo tem por objetivo examinar brevemente o rock neofascista brasileiro, existente desde os anos 1980, e as características de seus modelos existentes hoje. Pensaremos a historicidade de sua cena musical estabelecendo uma análise que verifique rupturas e permanências entre os fascismos brasileiros de hoje e suas versões clássicas, incluindo os exemplos europeus do século XX. Com isso, deveremos perceber como essa cena musical ou parte dela se constitui comportamentalmente, politicamente e como ela se relaciona com o contexto social no qual atua. Para tanto, utilizaremos como registro documental músicas de relevantes bandas pertencentes a essa cena. 

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Pedro Carvalho Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Maringá. Integrante do Laboratório de Estudos do Tempo Presente (LabTempo-UEM) e do Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET) da Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Prof. Dr. Sidnei J. Munhoz (PPH-UEM).

Riferimenti bibliografici

ALMEIDA, Alexandre de. A locomotiva skinhead: A relação entre música e memória na construção de identidade de uma organização White Power Paulista. I Seminário internacional História do Tempo Presente. 1, 2012, Santa Catarina. Anais, Santa Catarina, 2011, p. 04-10.

ALMEIDA, Almeida. Divisão 18: a identidade de resistência de uma organização Skinhead White Power Argentino – Brasileira. Revista Contemporâneos, nº 11, vol. 1, p. 01-21, 2013.

AMPUDIA, Ricardo. Odiados e orgulhosos: um mapa da ação e organização dos grupos skinheads no Paraná. Curitiba: UFPR, 2007.

BARBOSA, Jefferson. Chauvinismo e extrema-direita: crítica aos herdeiros do sigma. São Paulo: Unesp Digital, 2015.

BEIRICH, Heidi. Racist music. Montgomery: Southern Poverty Law Center, 2015.

BERSTEIN, Serge. Os partidos políticos. In: Por uma história política. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ/Ed. FGV, 1996, p. 57-99.

BERTONHA, João Fábio. Integralismo: problemas, perspectivas e questões historiográficas. Maringá: EDUEM, 2014.

BERTONHA, João Fábio. Sobre a direita: estudos sobre o fascismo, o nazismo e o integralismo. Maringá: EDUEM, 2008.

BETTO, Frei. A direita saiu do armário. Le Monde Diplomatique Brasil, ano 11, n. 125, p. 23, 2017.

CLETO, Murilo. O triunfo da antipolítica. In: JINKINGS, Ivana et al (Orgs.). Por que gritamos golpe? Para entender o impeachment e a crise política no Brasil. São Paulo: Editora Boitempo, 2016, p. 43-47.

COPSEY, Nigel. Contemporary birtish fascism: the British National Party and the quest for legitimacy. New York: Palgrave Macmillia, 2004.

COSTA, Márcia Regina da. Carecas do subúbrio: caminhos de um nomadismo moderno. São Paulo: Musa Editora, 2000.

CRUZ, G. dos Reis; JESUS FILHO, J. M. de. Fascismos, modernidade e pós-modernidade. A tentação conservadora. In: CRUZ, N. dos Reis (Org.). Ideias e práticas fascistas no Brasil. Rio de Janeiro: Garamond, 2012, p. 21-43.

CRUZ, Natália dos Reis. A Ação Integralista Brasileira. Nacionalismo, antissemitismo e fascismo. In: CRUZ, Natália dos Reis (Orgs.). Ideias e práticas fascistas no Brasil. Rio de Janeiro: Garamond, 2012, p. 45-60.

ECO, Umberto. Cinco escritos morais. Trad. Eliana Aguiar. Rio de Janeiro: Editora Record, 1998.

HOBSBAWM, Eric J. Era dos extremos: o breve século XX. Trad. Nelson Santarita. São Paulo: Cia das Letras, 1995.

MARIÁTEGUI, José Carlos. As origens do fascismo. Trad. Luiz Bernardo Pericás. São Paulo: Alameda, 2010.

MARICATO, Hermínia et al (Orgs.). Cidades Rebeldes: Passe Livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. São Paulo: Editora Boitempo, 2013.

MARSHALL, George. Espírito de 69: a bíblia do skinhead. Trad. Glauco Mattoso. São Paulo: Trama Editorial, 1993.

MUNHOZ, Sidnei. Cidade ao avesso: desordem e progresso no limiar do século XX. Curitiba: Editora CRV, 2015.

OLIVEIRA, Pedro Carvalho. Acordes da intolerância: Hate Music da América do Sul (1990-2010). In: MAYNARD, Dilton C.S. (Org.). História, neofascismos e intolerância: reflexões sobre o tempo presente. Rio de Janeiro: Editora Multifoco, 2012, p. 117-140.

OLIVEIRA, Pedro Carvalho. Fascismos em versos e acordes: a Hate Music na América do Sul. In: SCHURSTER, Karl et al. (Orgs.). Velhas e novas direitas: a atualidade de uma polêmica. Recife: EDUPE, 2014, p. 182-192.

OLIVEIRA, Pedro Carvalho. O rock fascista no Brasil: música e extremismo no tempo presente. In: MAYNARD, Dilton C.S. (Org.). Extremismo no Tempo Presente. Rio de Janeiro: Editora Autografia, 2017, p. 47-71.

OLIVEIRA, Pedro Carvalho. Neofascismo e crise política no Brasil. Le Monde Diplomatique Brasil, n. 109, p. 34-35, 2016.

PAXTON, Robert O. A anatomia do fascismo. Trad. Patrícia Zimbres e Paula Zimbres. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

PEREIRA DE SÁ, Simone. As cenas, as redes e o ciberespaço: sobre a (in) validade da utilização da noção de cena musical virtual. In: JANOTTI JR., Jeder; PEREIRA DE SÁ, Simone (Orgs.). Cenas musicais. Guararema: Anadarco, 2013, p. 29-40.

PIEROBON, Chiara. Rechtrsock: White Power music in Germany. In: JACKSON, Paul; SHEKHOVTSOV, Anton (Orgs.). White Power music: Scenes of extreme-right cultural resistance. Northampton: RNM Publications, 2012, p. 07-24.

SALAS, Antonio. Diário de um skinhead: um infiltrado no movimento neonazista. Trad. Magda Lópes. São Paulo: Planeta, 2006.

SECCO, Lincoln. As jornadas de junho. In: MARICATO, Hermínia et al (Orgs.). Cidades Rebeldes: Passe Livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. São Paulo: Editora Boitempo, 2013, p. 71-77.

SZELE, Áron. Nationalism, racism, internationalism: The White Power music scene in Hungary and Romania. In: JACKSON, Paul; SHEKHOVTSOV, Anton (Orgs.). White Power music: Scenes of extreme-right cultural resistance. Northampton: RNM Publications, 2012, p. 57-70.

TEIXEIRA DA SILVA, Francisco Carlos. Neofascismo. In: TEIXEIRA DA SILVA, Francisco Carlos. et al (Orgs.). Enciclopédia das Guerras e Revoluções do século XX. Rio de Janeiro: Elsevier/Campus, 2004, p. 606-608.

TEIXEIRA DA SILVA, Francisco Carlos. Sobre os tribunais no Terceiro Reich. Os fascismos e ditaduras: o que ainda há para estudar? In: TEIXEIRA DA SILVA, F.C. et al (Orgs.). Velhas e novas direitas: a atualidade de uma polêmica. Pernambuco: UPE, 2014, p. 28-48.

Pubblicato

2019-03-23

Come citare

OLIVEIRA, Pedro Carvalho. O rock neofascista brasileiro e o surgimento de uma cena musical extremista. Latitude, Maceió-AL, Brasil, v. 12, n. 1, p. 30, 2019. DOI: 10.28998/lte.2018.n.1.5141. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/09. Acesso em: 1 set. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê "Cenas musicais: performances artísticas, consumos e estilos de vida"

Articoli simili

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.