A aprendizagem musical móvel: usando a tecnologia mobile na criação de aplicativos de apoio à aprendizagem e ensino do instrumento
Palavras-chave:
Educação musical, Tecnologia educacional, Aprendizagem móvelResumo
Tendo em vista o constante desenvolvimento tecnológico e o crescente acesso à dispositivos móveis, como já demonstrado por dados do IBGE (PNAD Contínua 2016), onde estimou-se que 77,1% dos brasileiros possuem smartphones e que 94,6% o utilizam para ter acesso à internet, este trabalho propõe o uso da tecnologia móvel para o desenvolvimento de plataformas digitais que promovam suporte aos processos de educação musical e ensino do instrumento. O uso da tecnologia em práticas educacionais têm demonstrado uma enorme plasticidade, sendo uma interessante e eficaz ferramenta nos processos de aprendizagem, assim também contribuindo com a progressão evolutiva das metodologias de ensino. A mobilidade proporciona facilidade ao acesso à informação, o que permite ampliar o espaço de aprendizagem. Cabe ainda ressaltar a importante função do professor de música, não atribuindo total autonomia às plataformas digitais, considerando estas não mais que eficientes mecanismos de apoio às práticas instrutivas. A partir dos apontamentos feitos, foi desenvolvido um aplicativo móvel chamado “e-Chords! Guitar” com função de auxiliar a aprendizagem da leitura musical, prática instrumental e demonstrar um exemplo da criação de aplicativos didáticos fazendo uso da tecnologia móvel.Downloads
Referências
CORRÊA, Alessandra de Abreu. Alfabetização tecnológica docente: uma ferramenta da educação. Educ. Matem. Pesq. São Paulo, v. 18, n. 2, p. 1057-1068, 2016.
HERRINGTON, Anthony; HERRINGTON, Jam; MANTEI, Jessica. Design principles for mobile learning. In: HERRINGTON, Anthony; HERRINGTON, Jam; MANTEI, Jessica; OLNEY, I.; FERRY, B. (Ed.). New technologies, new pedagogies: mobile learning in higher education. Faculty of Education, University of Wollongong, 2009. p. 129-138.
IBGE. PNAD Contínua - Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2016. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/media/com_mediaibge/arquivos/c62c9d551093e4b8e9d9810a6d3bafff.pdf> Acessado em: 15 de set. 2018.
KORSAKOV, Rimsky. Tratado Prático de Harmonia. 13a Edição. Buenos Aires: RICORDI Americana S.A.E.C, 1947.
KRÜGER, Susana E.; FRITSCH, Eloi F.; FLORES, Luciano V.; GRANDI, Roges H.; SANTOS, Tiago R.; HENTSCHKE, Liane; VICCARI, Rosa M. Developing a software for music education: an interdisciplinary project. In: Anais do VI Simpósio Brasileiro de Computação & Música. Rio de Janeiro: SBC, 1999. p.251-264.
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
NAVEDA, Luiz Alberto Bavaresco de. Inovação, anjos e tecnologias nos projetos e práticas da educação musical. Revista da ABEM. Porto Alegre, v. 14, n. 14, p. 65-74, 2006.
SCHOENBERG, Arnold. Harmonia. 2a Edição. São Paulo: UNESP, 2012.
SINGH, Harvey. Building Effective Blended Learning Programs. Issue of Educational technology. Estados Unidos, v. 43, n. 6, p. 51-54, 2003.
SWANWICK, Keith. Ensinando Música Musicalmente. São Paulo: Moderna, 2003.
TRAXLER, John. Current state of mobile learning. In: ALLY, Mohamed (Ed.). Mobile learning: Transforming the delivery of education and training. Edmonton: AU Press, Athabasca University, 2009. p. 9-24.
TRAXLER, John. Defining, discussing, and evaluating mobile learning: the moving fingers writes and having writ.... International Review of Research in Open and Distance Learning. Reino Unido, v. 8, n. 2, p. 1-12, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaramos que os artigos presentes na Revista MUSIFAL são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra.
Também temos ciência que a submissão dos originais à Revista MUSIFAL implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e impressa e, a não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).