FÍSICA E JOGOS TÁTEIS NO APRENDIZADO INTERATIVO

Autores/as

  • Ryu Lima Menezes Universidade Federal de Alagoas
  • Klessia Santos Bastos Universidade Federal de Alagoas
  • Lidiane Maria Omena da Silva Leão Universidade Federal de Alagoas

Palabras clave:

Jogos, criatividade, Física, recicláveis

Resumen

Desde os tempos antigos os jogos eram utilizados para práticas lúdicas, considerada como um momento de lazer, para desgaste de tempo, porém a  utilização de jogos no ensino como forma de aprendizagem lúdica vem se mostrando cada vez mais efetiva, com o desenvolvimento cada vez mais rápido dos jovens em relação a tecnologia e o grande incentivo da indústria de jogos, sendo estes digitais ou táteis vem ganhando grande espaço no mercado, adaptando essa temática para o ensino da física no dia-a-dia com o objetivo de incentivar o aluno a participar das aulas, visando envolver o mesmo trabalhando com um tema popular entre os alunos, juntamente com a física, criando jogos com materiais recicláveis e a criatividade dos alunos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Klessia Santos Bastos, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Física pela Universidade Luterana do Brasil (2017), Especialização em Metodologia do Ensino de Física e Matemática, Pela Faculdade de Ensino Regional Alternativa (2018), Mestranda em Física Profissional, UFAL . Atualmente é professora da ESCOLA SENADOR RUI PALMEIRA ( 8 anos). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em SÉRIES INICIAIS e Física no Ensino Médio, para docência e orientação de supervisão de estágio universitário e ou projetos escolares. (Texto informado pelo autor)

Lidiane Maria Omena da Silva Leão, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Alagoas (2007), mestrado em Física da Matéria Condensada pela Universidade Federal de Alagoas (2010) e Doutorado (2010-2014) em Física da Matéria Condensada pela mesma universidade. Atualmente é professora da Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca, coordenadora do curso de Física Licenciatura deste campus. Atuou como coordenadora de área do subprojeto do PIBID-Física no editais 2018 e 2020. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: caracterização óptica, dispositivos fotônicos, cristais líquidos. (Texto informado pelo autor)

Publicado

2024-09-11

Cómo citar

Lima Menezes, R., Santos Bastos, K., & Maria Omena da Silva Leão, L. (2024). FÍSICA E JOGOS TÁTEIS NO APRENDIZADO INTERATIVO. Revista OPTIE - Observatório De Pesquisa, Tecnologia E Inovação Na Educação Básica , 3(1). Recuperado a partir de https://seer.ufal.br/index.php/observatpesqtecneinvnaeduc/article/view/16736