PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO:
APRENDENDO ATRAVÉS DA RECICLAGEM
DOI:
https://doi.org/10.28998/optie.v1i1.16744Parole chiave:
Alfabetização; PIBID; Reciclagem.Abstract
Este trabalho intenta mostrar a contribuição do uso de materiais recicláveis como recurso pedagógico na prática de alfabetização em uma turma do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Para esse fim, como procedimento metodológico, adotou-se a pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, por meio do levantamento das atividades desenvolvidas em sala de aula que utilizavam materiais reciclados. Os materiais desenvolvidos a partir dos recicláveis foram construídos por três bolsistas e aplicados em uma turma do 3° ano do ensino fundamental da escola-campo do PIBID, com ênfase em sua alfabetização. As conclusões apontam para o fato de que a utilização de materiais didáticos através da reciclagem traz importantes contribuições para a aprendizagem dos alunos, bem como para o incentivo da prática de reciclagem aos alunos.