DEFASAGEM NA APRENDIZAGEM: UM OLHAR SOBRE AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA EM UMA TURMA DE 6° ANO DE UMA ESCOLA PERIFÉRICA
Parole chiave:
Defasagem de aprendizagem; Língua Portuguesa; desigualdade educacional.Abstract
O trabalho que se segue é fruto de um mapeamento das defasagens de aprendizagem de uma turma de 6° ano do Ensino Fundamental de uma escola periférica localizada no alto sertão alagoano, sendo realizado durante o primeiro bloco do subprojeto de Língua Portuguesa do Programa Residência Pedagógica 2023/2024, coordenado pelo professor Dr. Ismar Inácio dos Santos Filho. A partir desse mapeamento buscamos tematizar neste trabalho a relação social entre o espaço e a educação, pensando em como o contexto social e econômico interfere na aprendizagem dos(as) alunos(as), refletindo nas desigualdades de ensino e defasagens de aprendizagem. Assim, os resultados destacaram que os(as) alunos(as) enfrentam dificuldades significativas na aquisição de habilidades linguísticas, possivelmente influenciadas por limitações de recursos. Além disso, a pesquisa identificou a necessidade de políticas educacionais inclusivas e de intervenções específicas para combater a defasagem na aprendizagem e melhorar a qualidade da educação em áreas periféricas.