DEFASAGEM NA APRENDIZAGEM: UM OLHAR SOBRE AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA EM UMA TURMA DE 6° ANO DE UMA ESCOLA PERIFÉRICA

Autores

  • Ayrla Dávila Aquino Universidade Federal de Alagoas - Campus do Sertão
  • Hialen Bezerra Moreira Universidade Federal de Alagoas - Campus do Sertão

Palavras-chave:

Defasagem de aprendizagem; Língua Portuguesa; desigualdade educacional.

Resumo

O trabalho que se segue é fruto de um mapeamento das defasagens de aprendizagem de uma turma de 6° ano do Ensino Fundamental de uma escola periférica localizada no alto sertão alagoano, sendo realizado durante o primeiro bloco do subprojeto de Língua Portuguesa do Programa Residência Pedagógica 2023/2024, coordenado pelo professor Dr. Ismar Inácio dos Santos Filho. A partir desse mapeamento buscamos tematizar neste trabalho a relação social entre o espaço e a educação, pensando em como o contexto social e econômico interfere na aprendizagem dos(as) alunos(as), refletindo nas desigualdades de ensino e defasagens de aprendizagem. Assim, os resultados destacaram que os(as) alunos(as) enfrentam dificuldades significativas na aquisição de habilidades linguísticas, possivelmente influenciadas por limitações de recursos. Além disso, a pesquisa identificou a necessidade de políticas educacionais inclusivas e de intervenções específicas para combater a defasagem na aprendizagem e melhorar a qualidade da educação em áreas periféricas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-09-11

Como Citar

Aquino, A. D., & Bezerra Moreira, H. (2024). DEFASAGEM NA APRENDIZAGEM: UM OLHAR SOBRE AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA EM UMA TURMA DE 6° ANO DE UMA ESCOLA PERIFÉRICA. Revista OPTIE - Observatório De Pesquisa, Tecnologia E Inovação Na Educação Básica , 3(1). Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/observatpesqtecneinvnaeduc/article/view/16760

Edição

Seção

Resumo Expandido