LINGUAGEM E(M) DIÁLOGOS:
A SEMANA DE LETRAS COMO EVENTO CIENTÍFICO-CULTURAL MULTIDISCIPLINAR
Palavras-chave:
Programa de Educação Tutorial. Linguística e Literatura. Evento acadêmico. Evento cultural. Multidisciplinaridade.Resumo
A Semana de Letras é um evento anual do PET Letras Ufal, composto por atividades acadêmicas e culturais que contemplam diversas áreas, temas e perspectivas teóricas, voltado para os/as alunos/as de graduação, mas abertas a toda a comunidade acadêmica. Neste trabalho, objetivamos relatar a construção do evento e os resultados obtidos em decorrência de sua realização, refletindo sobre seu caráter científico-cultural multidisciplinar e articulando essa reflexão com a filosofia do PET. Para tanto, selecionamos as atividades da X Semana de Letras e consultamos atas de reuniões do PET Letras Ufal, relatórios do evento e o Manual de Orientações Básicas do PET (MOB). Constatamos que as atividades acadêmicas proporcionam a divulgação, discussão, reflexão e avaliação da produção científica da Faculdade de Letras, além de possibilitarem o contato com pesquisadores, discentes e docentes de outras universidades, ampliando a formação acadêmica em Linguística e Literatura. As atividades culturais, por sua vez, permitem que artistas exponham suas produções e promovem o contato do público com as mais variadas expressões artísticas, como apresentações musicais e teatrais, exibições de produções audiovisuais, pictóricas, fotográficas e afins. Concluímos que, em consonância com o MOB (BRASIL, 2006), o evento estimula os/as petianos/as a desenvolverem capacidade de trabalho em equipe e competências individuais; proporciona a toda a comunidade acadêmica experiências que integram temas, questões e saberes diversos, visando à formação acadêmica e global; propicia a formação crítico-reflexiva necessária na sociedade contemporânea.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. Manual de Orientações Básicas – PET. Brasília, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=338-manualorientabasicas&category_slug=pet-programa-de-educacao-tutorial&Itemid=30192>. Acesso em: 15 maio 2021.
COSTA, Alessandra Nunes da et al. Exposição artística no meio acadêmico: o contato com a arte através da Expoletras. Anais do IV Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia: ciências, saberes e sociedade em rede. Maceió, 2017. Disponível em: <https://www.seer.ufal.br/index.php/anaisdocaiite/issue/viewIssue/242/63>. Acesso em: 20 maio 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).